NOVO RELÓGIO DA CAUNY FOI DESENHADO PELO ARQUITETO EDUARDO SOUTO DE MOURA
A Cauny em parceria com o arquiteto Eduardo Souto de Moura apresenta um novo relógio de pulso com a sua assinatura com design elegante. O Cauny by Souto Moura é lançado em quatro versões. Esta nova edição da The Architects of Time Series foi apresentada, em Cascais, na Casa das Histórias Paula Rego. A marca de relógios já tinha apostado anteriormente nos arquitetos Álvaro Siza Vieira e de Rafael Moneo.
A Cauny lançou o desafio aos arquitetos Álvaro Siza Vieira, Rafael Moneo, e Eduardo Souto de Moura para a criação de relógios exclusivos, desde que lançou o projeto The Architects of Time, em 2022, com o propósito de compor uma galeria de relógios desenhados pelos melhores arquitetos do nosso tempo.
A apresentação do relógio desenhado por Eduardo Souto de Moura decorreu na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, dia 6 de junho.
“O primeiro propósito de um relógio é mostrar as horas, e a sobriedade com que o Prémio Pritzker Eduardo Souto Moura desenhou o seu Cauny vem dessa consciência. O mostrador revela um uso irónico e moderno dos números romanos, com os eixos a fazerem ao mesmo tempo de número um”, lê-se no site na marca.
Com design marcado pela elegância, o novo Cauny by Souto Moura é lançado em quatro versões: em aço e em aço plaqueado a dourado rosa, com dimensões de 38mm, e em aço com dimensões de 32mm. Destaca-se, ainda, o mostrador cinzento versão clara que reinterpreta de forma atual a numeração romana, com os eixos a fazerem ao mesmo tempo de numeral ‘1’. Salienta-se a caixa que une aço polido com uma linha lateral em aço escovado. Das características do relógio sobressai também a correia, em pele alemã, que se distingue pela forma circular na zona de integração na caixa, contornando assim os espaços vazios.
Souto de Moura criou quatro versões do relógio tendo em linha três “exigências”: a maneira como a correia funciona em curva e adere e faz um conjunto próprio não sendo um apêndice; a opção por um vidro curvo; e dividir a altura do relógio em três partes, com diferentes tipos de acabamento – brilhante e baço – nas três partes da caixa, luneta, corpo e fundo.
Do Cauny x Souto Moura, distingue-se o vidro de safira que protege o mostrador e é ligeiramente abaulado, oferecendo alguma profundidade ao conjunto. Destaque ainda para as iniciais dos apelidos de Eduardo Souto de Moura, logo abaixo da referência à marca. Já o fundo da caixa é personalizado com a gravação da assinatura do arquiteto, o número de edição e a referência à série da qual o relógio faz parte.
Fotografias: Cauny