ILUSTRAÇÕES PARA A CHANEL, FENDI E GUCCI EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DO CALÇADO
O Museu do Calçado, em São João da Madeira, expõe ilustrações do português que desenha para as marcas Fendi, Chanel e Gucci. “António, sem título” é o título da nova exposição do Museu do Calçado patente até 27 de abril de 2025. Os trabalhos de António Soares têm sucesso pelo seu traço facilmente reconhecido e pelo “colorido vibrante”.
O Museu do Calçado inaugurou a exposição “António, Sem Título”, que reúne ilustrações de moda do português António Soares que trabalha com a imprensa especializada em editoriais de fashion e lifestyle como a Vogue e as marcas Fendi, Chanel e Gucci.
António Soares é reconhecido pelo seu trabalho de ilustrador de moda e tem-se também dedicado à ilustração de calçado. A exposição reúne cerca de trinta ilustrações que criou a partir de calçado de designers nacionais e internacionais.
As suas ilustrações têm sido apresentadas com destaque no The New York Times, New Yorker, The Guardian, Marie Claire e Vogue.
Aos 51 anos, o artista que nasceu em Angola e se formou em Pintura pela Faculdades de Belas Artes da Universidade do Porto acumula, contudo, várias outras experiências profissionais no currículo: já assinou retratos de personalidades do meio musical, ilustrou livros infantis e deu aulas de Arte em várias escolas, mas foi ao integrar a equipa docente do CITEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil que iniciou o seu percurso no desenho específico de moda.
António Soares, além dos criadores internacionais, também trabalha com designers portugueses como Alexandra Moura, Carolina Curado, Luís Buchinho, Luís Onofre, Nuno Baltazar, Nuno Gama, Pedro Pedro e Ricardo Dourado.
Na moda portuguesa, o ilustrador têm marcado presença de destaque na contracapa da revista Portuguese Soul, editada pela Associação Portuguesa da Indústria do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos (APICCAPS), que representa a indústria nacional de calçado e marroquinaria.
Os desenhos mais recentes do ilustrador António podem ser apreciados nas coleções de postais da marca de papelaria Fashionary e no livro Sketching Fashion, de Laia Beltran Querol e Lucy Victori Davis.
Fotografias: DR | Museu do Calçado