30 OBRAS DO ARQUITETO E DESIGNER ITALIANO GAETANO PESCE EXPOSTAS EM MILÃO
O arquiteto e designer italiano Gaetano Pesce, pioneiro do design no século 20, preparou a exposição “Nice to See You”, um dos últimos projetos realizados ainda em vida, para a edição deste ano da Milão Design Week. A mostra decorreu na Pinacoteca Ambrosiana e juntou cerca de 30 obras, na sua maioria inéditas e criadas entre 2023 e 2024. Gaetano Pesce, falecido recentemente aos 84 anos, mostrou uma visão humanista “temperada com ironia” de arquitetura e design, com peças de arte e móveis icónicos.
Entre as cerca de 30 obras do grande designer italiano que integraram a exposição póstuma “Nice to See You”, montada na Pinacoteca Ambrosiana, durante a Milão Design Week, destaca-se a cadeira com um rosto sorridente. Um misto de ironia, reflexão, design e arte, tudo caraterísticas do arquiteto e designer Gaetano Pesce (1939–2024).
Nascido em 1939, em La Spezia, Itália, Gaetano Pesce foi profundamente influenciado pelas origens familiares em Veneza e Florença, locais que inspiraram sua vida artística.
Formado em arquitetura pela Universidade de Veneza entre 1958 e 1963, o arquiteto e designer Gaetano Pesce era um exímio criativo. Participou no Gruppo N, um dos primeiros coletivos preocupados com a arte programada segundo o modelo da Bauhaus.
Gaetano Pesce ensinou arquitetura, viveu em Veneza, Londres, Helsínquia e Paris. O seu trabalho está presente em mais de 30 coleções permanentes dos museus, como o MoMa de Nova Iorque e São Francisco, o Metropolitan Museum de Nova Iorque, o Vitra Museum na Alemanha, o Victoria and Albert Museum em Londres, o Centro Pompidou e o Musee des Arts Décoratifs do Louvre em Paris e mostrou a sua arte em galerias de todo o mundo. Foi galardoado com o Chrysler Award for Innovation and Design em 1993, o Architektur and Wohnen Designer of the Year em 2006 e o Lawrence J. Israel Prize do Fashion Institute of Technology em Nova Iorque em 2009.
Para Gaetano Pesce “as fronteiras entre arte, design e indústria são irrelevantes, pois a arte não é certamente algo criado e colocado num pedestal: a arte é um produto, é a nossa resposta criativa às necessidades do tempo em que vivemos”.
Uma das suas peças mais icónicas e simbólicas, lançada em 1969, é a poltrona Up 5, também conhecida como Mama ou Donna, que marcou um momento significativo no mundo do design e se transformou numa homenagem às mulheres.
Fotografias: DR | Gaetano Pesce