fbpx

DESIGN E SUSTENTABILIDADE: CADEIRAS DE LIXO DE PLÁSTICO RECOLHIDO DOS RIOS DA INDONÉSIA

DESIGN E SUSTENTABILIDADE: CADEIRAS DE LIXO DE PLÁSTICO RECOLHIDO DOS RIOS DA INDONÉSIA

A cadeira Ombak é composta por 2 mil sacos de plástico recolhidos nos rios de Bali, na Indonésia. A organização sem fins lucrativos Sungai Watch criou, com o designer americano Mike Russek, a cadeira de design feita 100% de lixo de plástico retirado dos rios. O lançamento da peça de mobiliário envolve o estúdio de design Sungai Design, que tem como objetivo criar produtos úteis a partir dos resíduos de plástico que “pesca” diariamente nos rios de Bali.

A cadeira Ombak, criada em colaboração com o designer americano Mike Russek, é feita com um material em folha produzido inteiramente a partir de 2 mil sacos de plástico recuperados do lixo dos rios poluídos de Bali.

Os sacos são recolhidos pela Sungai Watch, que tem a missão de eliminar a poluição de plástico nos oceanos, utilizando o seu próprio sistema de barreiras flutuantes para capturar os resíduos à medida que correm ao longo dos rios da Indonésia.

A organização foi criada há três anos e já instalou 270 barreiras e recolheu mais de 1,8 milhões de quilos de plástico, o que resultou numa grande reserva de material plástico reciclado.

Os sacos de plástico acumulados nos rios como lixo são, assim, transformados em peças de mobiliário e arte.

Durante o processo de fabrico da cadeira, os sacos de plástico foram cuidadosamente lavados para remover as impurezas antes de serem triturados e prensados a quente para formar folhas duras e resistentes. Através da máquina de corte CNC de precisão, os diferentes componentes são moldados para minimizar a utilização de material e não deixar resíduos. Os painéis são ligados por uma estrutura metálica oculta, resultando numa forma pura e visualmente leve com uma construção simples de ripas.

O design da cadeira está disponível em três cores distintas – Granite Black, Ocean Blue e Concrete White – sendo que no processo de upcycling existem ligeiras variações no tom e na textura do material, o que significa que cada cadeira é única.

 Fotografias:  DR

PREV

SIZA VIEIRA PROJETOU O IMPONENTE MIRADOURO DO ZEBRO EM OLEIROS

NEXT

INAUGURAÇÃO DO ANTARTE CENTER E ANTARTE MUSEUM COM JOSÉ RAMOS-HORTA E SIZA VIEIRA