DESIGN DE BICICLETA DE BAMBU CATIVA TURISTAS
As bicicletas de bambu já circulam de norte a sul do país principalmente em projetos do setor do turismo. Os primeiros modelos da bam•bu bicycles chegaram ao mercado este verão e em estudo está a criação de uma versão elétrica.
A ideia original da criação das bicicletas de bambu pertence aos irmãos Joana e Tiago Saavedra, economista e designer de produto, respetivamente, que lançaram dois modelos de bicicleta para uma mobilidade mais sustentável.
Atualmente, existem dois modelos urbanos, a Baga e a Bical, nomes inspirados nas castas de vinho da região vitivinícola da Bairrada, até porque o negócio surge na Curia, Anadia.
Entretanto, os irmãos empreendedores desenvolveram o protótipo de uma bicicleta elétrica, que a partir de setembro ficará em teste com um cliente. Prevê-se que seja lançada no mercado em 2024.
A empresa tem-se focado no setor do turismo e tem vindo a criar algumas parcerias, com destaque para a Happy Trails Portugal, coloca estes veículos em Belém, no centro de Lisboa. Mas há também bicicletas de bambu a circular em Seia, no Alentejo e noutros pontos turísticos do país.
De salientar o potencial do bambu, um material resistente, mas flexível, que permitiu criar os primeiros protótipos em 2019 e que foram testados numa viagem a Santiago de Compostela.
Pioneira no design e produção de bicicletas neste material em Portugal, a empresa está ainda a dar os primeiros passos. O processo de produção da bicicleta pertence a Tiago que constrói os quadros com bambu, fibra de cânhamo e uma resina ecológica e monta depois os restantes componentes (rodas, guiador e selim) que os clientes encomendam.