EXPOSIÇÃO “QUERIA SER ESCULTOR” DA COOPERATIVA ÁRVORE ASSINALA 90 ANOS DE SIZA VIEIRA
A Exposição que estará patente até dia 29 de julho, apresenta todo o processo de criação das esculturas de Álvaro Siza Vieira, sempre apoiadas nos esquissos, onde vão ganhando vida e diversas formas.
A Cooperativa Árvore, no Porto, inaugurou dia 22 de junho a Exposição de Álvaro Siza Vieira, “Queria Ser Escultor”, no âmbito do 60º aniversário da instituição e por ocasião dos 90 anos do prestigiado arquiteto que foi o primeiro português a receber o Prémio Pritzker, em 1992. A mostra está patente até 29 de julho. A entrada é livre.
Foto: Álvaro Silva Vieira
O comissário desta exposição é o arquiteto Carlos Castanheira, com quem Siza Vieira tem vários trabalhos em conjunto. Recorde-se, ainda, que Siza Vieira e Carlos Castanheira venceram por duas vezes – em 2021 e em 2015 – o Prémio Archdaily, na China.
A Exposição apresenta esculturas e desenhos de Álvaro Siza, que sempre manifestou a paixão de ser escultor em vez de arquiteto. O mestre Siza Vieira celebrou 90 anos, no dia 25 de junho, e ao longo dos anos foi desenhando e construindo algumas peças de escultura.
Mário Rocha, CEO da Antarte, e Siza Vieira.
Foto: Antarte