COMPLEXO ARQUITETÓNICO DE ABU DHABI JUNTA MESQUITA, SINAGOGA E IGREJA
A “Casa da Família Abraâmica” é o novo complexo inter-religioso que reúne uma mesquita, uma igreja e a primeira sinagoga construída de propósito nos Emirados Árabes Unidos.
O projeto, concebido pelo arquiteto ganês-britânico David Adjaye, incorpora vários estilos arquitetónicos tradicionalmente encontrados nas mesquitas, igrejas e sinagogas de todo o mundo.
Trata-se de uma estrutura inspirada nas três religiões abraâmicas e pretende sintetizar e dialogar com as suas semelhanças.
Cada edifício é único e individual e representa um cubo de 30 metros por 30 metros. “O design unificador tem como objetivo proporcionar uma base comum a partir da qual se possa promover a tolerância e a compreensão”, afirma o arquiteto David Adjaye.
O interior da Igreja de São Francisco de Assis
Ryan Lim/AFP/Getty Images
Refira-se que a Mesquita Imam Al-Tayeb, acolhe o nome do Grande Imã de Al Azhar, a maior autoridade do Islão sunita, e está naturalmente orientada para Meca.
Da sua arquitetura destacam-se as janelas que foram pensadas para permitir a circulação do ar, ao mesmo tempo que regulam a luz e mantêm a privacidade.
A Igreja Sua Santidade Francisco, nome do atual Papa, é uma homenagem ao monge do século XIII São Francisco de Assis e está orientada para o sol nascente, a leste. O teto é feito de madeira e pretende representar a história bíblica da Arca de Noé.
Sinagoga Moses Ben Maimon
Ryan Lim/AFP/Getty Images
O terceiro elemento da “Casa da Família Abraâmica” é a Sinagoga Moses Ben Maimon que homenageia o filósofo e médico judeu do século XII conhecido como Rabino Maimonides.
Esta sinagoga é o primeiro local de culto judaico construído propositadamente nos Emirados Árabes Unidos e está orientada para Jerusalém. O seu teto permite a entrada da luz direta no interior da sinagoga. Inspira-se na festa judaica do Sukkot, que é celebrada com a construção de abrigos temporários.