fbpx

SIZA VIEIRA E ANTARTE ASSINAM ARTE DO PAVILHÃO DO VATICANO NA BIENAL DE VENEZA

SIZA VIEIRA E ANTARTE ASSINAM ARTE DO PAVILHÃO DO VATICANO NA BIENAL DE VENEZA

O empresário Mário Rocha, CEO da Antarte, assume que é um privilégio colaborar com Siza Vieira, um dos mais prestigiados e reconhecidos arquitetos portugueses, na criação de uma instalação de arte para o Pavilhão do Vaticano que marca a Bienal de Veneza.

O Vaticano destaca-se na Bienal de Veneza com uma obra de arte portuguesa, uma instalação de 12 esculturas que representam pessoas num “Encontro” num “tempo de tantos desencontros”. As esculturas foram produzidas pela Antarte.

Refira-se que o cardeal D. José Tolentino de Mendonça, comissário do Pavilhão do Vaticano no certame de arte e cultura, convidou o arquiteto Siza Vieira, Prémio Pritzker 1992, e a marca de mobiliário Antarte, para realizarem uma instalação de arte a expor no pavilhão do Vaticano, na Basílica de San Giorgio Maggiore.

Siza Vieira

A 18.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, a decorrer entre 20 de maio e 26 de novembro, acolhe uma instalação de Siza Vieira de 12 esculturas que representam pessoas. São figuras que se aproximam, se saúdam, apertam a mão. “As esculturas foram produzidas pela Antarte, que recorreu a uma matéria-prima sustentável, a madeira de criptoméria dos Açores, opção em linha com a política de sustentabilidade da marca de mobiliário portuguesa”, refere Mário Rocha, CEO da Antarte.

As estátuas seguem o tema do evento e estão colocadas como se aguardassem o público na entrada do Pavilhão do Vaticano para o conduzir até ao jardim. 

Para Siza Vieira, “são figuras geométricas, de certo modo toscas, mas que vão ser colocadas num ambiente belíssimo que é a basílica, em Veneza. Há também uma intenção nesse contraste”, explica Siza Vieira. Recorde-se que o mestre da arquitetura, de 90 anos, vencedor do prémio Pritzker, em 1992, queria ser escultor, agora viu concretizado este desejo de juventude com este convite

Siza Vieira, encara este projeto como um documento e um desejo. “São figuras geométricas, de certo modo toscas mas que vão ser colocadas num ambiente belíssimo que é a basílica em Veneza. Há também uma intenção nesse contraste.”

Mário Rocha, CEO da Antarte, sublinha que “a Antarte começou com a Arte. Faz todo o sentido a marca envolver-se em projetos que a incorporem. Era irrecusável o desafio de trabalhar com o mestre dos mestres da arquitetura, que inicialmente quis ser escultor e agora teve a oportunidade de realizar esculturas. Construir peças de arte intemporal desenhadas por Siza é um projeto que ficará não apenas como marca dos 25 anos da Antarte mas para a posteridade.”

Siza Vieira e Mário Rocha na Antarte

PREV

MUSEU DE ARTE E CIÊNCIA DOS IRMÃOS CAMPANA

NEXT

COMPLEXO ARQUITETÓNICO DE ABU DHABI JUNTA MESQUITA, SINAGOGA E IGREJA