fbpx

Torre dos Clérigos com “alma” e exposição de arte contemporânea de Pedro Guimarães

Torre dos Clérigos com “alma” e exposição de arte contemporânea de Pedro Guimarães

A mostra “Alma sobre Clérigos” do artista plástico Pedro Guimarães reúne um conjunto de obras de grande dimensão, criadas especificamente para dialogar com o espaço da Torre dos Clérigos, no Porto, num ambiente que une arte e espiritualidade. A exposição pode ser visitada diariamente, até 30 de setembro.

O artista plástico Pedro Guimarães criou uma dezena de pinturas de grande dimensão que dialogam com o espaço da Torre dos Clérigos, transformado assim em galeria de arte contemporânea.

A exposição “ALMA s/ CLÉRIGOS” explora os contrastes entre luz e sombra, com uma paleta vibrante, pinceladas energéticas e elementos figurativos e abstratos. 

Pedro Guimarães é um artista plástico que nasceu e cresceu no Porto, entre os bairros populares e as paisagens urbanas que marcam o seu universo visual.

“Subi à torre da alma e vi e senti, sem me atirar voei e toquei nas cores, estiquei o azul, arranhei amarelo para baralhar os verdes das árvores e do rio … A subida foi sinuosa e íngreme e de tão estreita que é, nem todos arriscam. Alguns quando tentam rendem-se quando pressentem que vem alguém em sentido contrário”, lê-se na apresentação da exposição de Pedro Guimarães.

“Mas eu, eu amarrei os pincéis ao braço e carreguei o cavalete às costas para ver onde o topo se encontra com o divino e o vento me conta os segredos que só me permite contar no código que as tintas inventaram”, refere ainda o artista plástico.

A exposição de Pedro Guimarães pode ser visitada diariamente, até 30 de setembro, entre 9 e às 19 horas. O acesso está incluído no bilhete para a Torre e Museu, que pode ser comprado no local ou online.

Fotografias: Torre dos Clérigos

PREV

ME LISBON HOTEL ABRE NO CORAÇÃO DA CIDADE COM LIFESTYLE, DESIGN, ARTE E CULTURA