
ARTE DE VHILS EM EDIÇÃO LIMITADA DE 250 GARRAFAS DE VINHO DO DOURO QUANTA TERRA “ÍRIS”
Quanta Terra celebra 25 anos com vinho tinto especial em garrafa exclusiva de arte contemporânea intervencionada manualmente por Vhils. O artista português Vhils une a sua arte ao vinho Quanta Terra “Íris” numa edição limitada de 250 garrafas de 5 litros a lançar em outubro. Celso Pereira e Jorge Alves assinam a enologia.
A Quanta Terra apresenta “Íris”, uma edição limitada de vinho tinto especial de 2019, que assinala 25 anos do projeto dos enólogos Celso Pereira e Jorge Alves que assinam o vinho e o icónico artista urbano Vihls trabalhou manualmente cada uma das 250 garrafas de 5 litros.
Cada garrafa de Quanta Terra “Íris” é uma peça única idealizada por Vhils, que trabalhou com mestria os seus traços diretamente sobre o vidro. Neste trabalho o artista português mostra sobre o vidro a identidade, “do visível e invisível”.
O néctar “Íris”, um tinto de 2019 do Douro, idealizado pelos enólogos e sócios Celso Pereira e Jorge Alves, é uma edição colaborativa da Quanta Terra com o artista Alexandre Farto, Vhils. A feliz junção da enologia e da arte contemporânea em apenas 250 garrafas de cinco litros, cada uma assinada e numerada, celebra as bodas de prata da Quanta Terra e chega ao mercado em outubro por 1695 euros.
A Quanta Terra, empresa de vinhos de Alijó, no Douro, celebra 25 anos com uma edição especial que une arte e vinho, um tinto de 2019, é descrito como profundo, elegante e complexo, com camadas de fruta preta, especiarias e mineralidade do xisto.
De anotar que o lançamento desta edição exclusiva, reforça a missão de agente cultural da Quanta Terra. O espaço da antiga destilaria da Casa do Douro, onde está sediada, acolhe diversas exposições e eventos culturais de acesso gratuito. O projeto foi distinguido com os prémios Best of Wine Tourism – Arte e Cultura em 2023 e 2025.

Fotografias: DR