
MAURIZIO CATTELAN CHEGOU A SERRALVES COM A SUA IRREVERÊNCIA E A BANANA MAIS FAMOSA DO MUNDO
O irreverente artista italiano Maurizio Cattelan apresenta em Serralves a exposição “Sussurro”, uma retrospetiva com 26 obras, onde há mais para ver além da famosa banana solitária colada à parede com fita-cola. A exposição pode ser vista na Casa de Serralves até 11 de janeiro. Produzida pela Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea Porto, a exposição tem curadoria de Philippe Vergne, Diretor do Museu e coordenação de Giovana Gabriel.
A Casa de Serralves, no Porto, acolhe a exposição “Sussurro” de Maurizio Cattelan o irreverente artista italiano nascido em Pádua em 1960. A exposição mostra numa sala escura, com um foco de luz apontado, a banana solitária colada à parede com fita-cola que ficou mundialmente famosa.
Maurizio Cattelan, em 2019, ficou viral e dividiu opiniões com a instalação “banana” que foi vendida por seis milhões de euros a um empresário de criptomoedas.
A exposição “Sussurro” foi pensada para integrar os dois andares da Casa de Serralves e incluiu 26 obras em retrospetiva do trabalho do artista italiano que pode ser vista até 11 de janeiro.
Na Casa de Serralves, Maurizio Cattelan mostra aos visitantes obras que fazem pensar. Nas peças apresentadas pela primeira vez em Portugal está a controversa e famosa La Nona Ora (1999), em que o Papa é atingido por um meteorito; Ghosts (1997), onde pombos pousam silenciosamente por cima como testemunhas caladas; mas também uma Capela Sistina em miniatura (Untitled, 2018) construída no espaço da sala de jantar e que traz a grandiosidade renascentista à escala humana e convida a uma reflexão sobre a religião – “Parecemos gigantes, quase que conseguimos tocar em Deus”.
No Parque de Serralves está L.O.V.E, uma imponente escultura de um dedo do meio apontado à Bolsa de Valores de Milão, que agora está também instalada em Serralves.
A exposição tem curadoria de Philippe Vergne, Diretor do Museu e coordenação de Giovana Gabriel e é produzida pela Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea Porto.







Fotografias: DR | Serralves
A.C.P.’L.O.V.E’, de Maurizio Cattelan
A.C.P.’La Nona Ora’, de Maurizio Cattelan
A.C.P.’Comedian’, de Maurizio Cattelan
@ Zeno Zotti | ‘Comedian’, de Maurizio Cattelan