fbpx

PAVILHÃO DO BAHRAIN VENCE LEÃO DE OURO DA BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA

PAVILHÃO DO BAHRAIN VENCE LEÃO DE OURO DA BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA

O Leão de Ouro do Melhor Pavilhão da Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano foi entregue ao Bahrain. O júri premiou a sustentabilidade e a luta contra o calor extremo, propostas do reino do Bahrein para a 19.ª edição da Bienal de Arquitetura que decorre em Veneza até 23 de novembro.

A Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano decidiu atribuir o Leão de Ouro do melhor pavilhão, ao Bahrain. A Bienal de Veneza, dedicado à arquitetura contemporânea, abriu as portas sábado, 10 de maio e está patente até 23 de novembro de 2025, o certamente conta com mais de 750 participantes e 280 projetos.
O júri premiou a sustentabilidade apresentada pelo reino do Bahrain. O pavilhão exibe métodos tradicionais de arrefecimento com “uma “solução engenhosa” que pode ser aplicada em espaços públicos e em locais onde as pessoas têm de viver e trabalhar ao ar livre em condições de calor extremo”.
Para os criadores do pavilhão do Bahrain no certame, “a arquitetura deve enfrentar os desafios duplos da resistência ambiental e da sustentabilidade”.
Foi também atribuída uma menção especial à participação do Vaticano na bienal, com o pavilhão “Opera Aperta”, que tem como comissário o cardeal português Tolentino de Mendonça.
A 19.ª edição da Bienal de Veneza de Arquitetura Exposição Internacional, acolhe Portugal que está representado pelo projeto “Paraíso. Hoje”.
O Pavilhão de Portugal, instalado no edifício Fondaco Marcello, apresenta uma exposição imersiva composta por um Atlas com 700 imagens do território e uma instalação digital sensível aos movimentos dos visitantes.
O projeto é da autoria dos arquitetos Paula Melâneo, Pedro Bandeira e Luca Martinucci, e dos curadores-adjuntos Catarina Raposo e Nuno Cera, que aceitaram o desafio lançado pelo tema proposto pelo curador-geral, Carlo Ratti – “Intelligens. Natural. Artificial. Collective”, uma temática sobre as alterações climáticas e no seu impacto na vida das populações.
Lista vencedores do Leão de Ouro.

Fotografias: DR | Bienal de Arquitetura de Veneza

PREV

PORTUGAL REPRESENTADO EM LONDRES NA BIENAL DO DESIGN 2025 DE 5 A 29 DE JUNHO