
TÓQUIO RECEBE EXPOSIÇÃO “PAVILHÃO DE PORTUGAL – OCEANSCAPES” DA EXPO OSAKA
A Embaixada de Portugal em Tóquio, no Japão, acolhe a exposição “Pavilhão de Portugal – OceanScapes” entre 1 e 18 de abril. A mostra, assinala o início da participação de Portugal na Expo Osaka 2025. Os visitantes terão oportunidade de conhecer os bastidores da construção do pavilhão desenhado por Kuma Kengo, um projeto arquitetónico inovador ligado ao património marítimo português e que conta também com o mobiliário português da marca Antarte.
A exposição “Pavilhão de Portugal – OceanScapes” decorre na Embaixada de Portugal no Japão, em Tóquio, entre 1 e 18 de abril. A mostra é organizada pelo Camões – Centro Cultural Português em Tóquio, em parceria com Kuma Kengo & Associates.
Esta exposição mostra a visão do arquiteto japonês Kengo Kuma, responsável pelo desenho do pavilhão de Portugal.
O projeto arquitetónico foi inspirado no movimento do oceano, Kengo Kuma criou uma fachada fluída e ondulante que reflete a ligação histórica de Portugal ao mar. O oceano representa o símbolo da nação portuguesa com a tradição marítima.
Os visitantes desta mostra podem conhecer em detalhe o processo criativo e o design, através de fotografias, desenhos técnicos e modelos que ilustram a evolução do projeto arquitetónico.
A exposição exibe ainda amostras dos materiais utilizados na construção do pavilhão, bem como móveis e elementos de design que farão parte do interior do espaço português na Expo Osaka 2025. O mobiliário, desenhado por Kengo Kuma, foi produzido pela empresa Antarte. A marca portuguesa fabricou mais de 40 peças exclusivas, desde bancos e mesas para restaurante e cafetaria, sofás e a icónica mesa do Livro de Honra. Os móveis refletem o compromisso com a sustentabilidade dos materiais e a arte e o saber ancestral da marcenaria portuguesa.
A Antarte destaca a mesa para o Livro de Honra como uma verdadeira escultura artesanal, feita com 177 peças de madeira de freixo nacional.
A exposição “Pavilhão de Portugal – OceanScapes” patente na Embaixada de Portugal no Japão é de entrada livre.





Fotografias: DR | Embaixada de Portugal em Tóquio | Antarte