“OASIS”: MOBILIÁRIO SUSTENTÁVEL EM MADEIRA VENCE CONCURSO DE DESIGN DO OEIRAS PARQUE
O projeto “Oasis” do designer Nuno de Paula foi o vencedor do concurso “Design a Prémio” promovido pelo Oeiras Parque. A peça de mobiliário em madeira alia design contemporâneo, sustentabilidade e funcionalidade. A nova linha de mobiliário premiada integrará as zonas de descanso do centro comercial. O júri foi composto por Guta Moura Guedes, Nini Andrade Silva e Paulo Parra, grandes personalidades de referência no design nacional.
“Oasis” do designer de produto Nuno de Paula é o projeto vencedor, premiado com 10 mil euros, do concurso de design promovido pelo Oeiras Parque. O concurso desafiou os participantes a criarem e apresentarem projetos de mobiliário sustentável para as zonas de descanso do centro comercial.
O designer português Nuno de Paula, com o projeto “Oasis”, criou uma proposta de mobiliário em madeira que alia design contemporâneo, sustentabilidade e funcionalidade.
“Inspirado no conceito de um oásis, o projeto vencedor proporciona um espaço de pausa que combina conforto e um toque de natureza no ambiente urbano. Com formas curvas e orgânicas, a linha “Oasis” evoca o movimento das dunas, permitindo múltiplas configurações e promovendo o bem-estar”, refere nota de imprensa do Oeiras Parque.
Para Nuno de Paula, vencedor do concurso de design, esta criação “representa o equilíbrio entre design contemporâneo, funcionalidade e compromisso ecológico, enriquecendo o ambiente interior dos espaços comerciais com um toque de natureza, promovendo bem-estar e sustentabilidade”.
O “prémio de design” reforça o compromisso do Oeiras Parque com a inovação, com o apoio ao talento nacional e a promoção da sustentabilidade, valorizando a utilização consciente de recursos e materiais.
O júri do concurso foi composto por Guta Moura Guedes, Nini Andrade Silva e Paulo Parra, nomes ilustres do design nacional, e contou ainda com representantes da Mundicenter e da SOTA – State of the Art.
Foram cinco os finalistas do concurso. Além do prémio, o júri atribuiu também duas menções honrosas aos projetos TANGRAM e STONE GARDEN que se destacaram “pela sua singularidade e grande interesse para a definição do espaço público e coletivo contemporâneo”.
Nuno de Paula é designer de produto, com atuação em design industrial e interiores. Formado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2002), dedica-se à criação interdisciplinar e ao trabalho colaborativo, valorizando a criatividade coletiva. Atualmente, trabalha na Levydecor, focado em mobiliário urbano e parques infantis, sendo responsável por Design e Inovação. Além disso, presta consultoria em normas e análise de risco para equipamentos de espaços de jogo e recreio, participando como especialista convidado na Comissão Técnica Nacional de Espaços de Jogo e Recreio (CT166). Ao longo de sua carreira, trabalhou para marcas internacionais como Meta, Netflix, Santander e Renault, com projetos de mobiliário e interiores desenvolvidos em Portugal, Cabo Verde, Espanha, Croácia e Alemanha, abrangendo todas as fases de criação, desde concepção até implementação. Em 2023, foi premiado com o Prémio Crédito Agrícola no Länd Design Award pelo projeto Lãscape, um sistema modular de assentos com design circular, feito de materiais recicláveis e processos sustentáveis. Sua prática combina estética, funcionalidade e compromisso com segurança e sustentabilidade.
Fotografia: Nuno de Paula | Oeiras Parque