COZINHA E CULTURA ENCONTRAM-SE NA BACCARAT EM PARIS COM ASSINATURA DO CHEF ALAIN DUCASSE
A marca de cristais Baccarat associa-se ao chef Alain Ducasse para dar uma nova vida ao seu local histórico, em Paris, para uma experiência cultural e gastronómica imersiva. Este espaço originalmente dedicou-se ao encontro vibrante de artistas na década de 1920, a Maison Baccarat acolhe agora uma variedade de espaços onde a arte e o artesanato se cruzam. O edifício emblemático acolhe um restaurante, um bar de cocktails, um salão de baile, uma sala de provas de vinhos, uma residência para artistas e a boutique Baccarat.
A arte do cristal da Baccarat e o chef Alain Ducasse transformaram a histórica Maison Baccarat, no 16º arrondissement de Paris, numa experiência cultural e gastronómica imersiva.
Para a reabertura desta icónica casa parisiense, o chef Alain Ducasse e a sua equipa mudaram-se para os espaços Ducasse Baccarat, inspirados pelo seu encontro com Baccarat. Neste espaço, o diálogo entre Maggie Henriquez e Alain Ducasse, traça um novo rumo, de trabalhar para fazer bater o coração da casa de uma forma alegre e inesperada.
Alain Ducasse traduz esta visão inovadora na necessidade de construir pontes entre a arte e a cozinha. Precisamente, inspirada na histórica casa que é um lugar de experiências, de momentos da vida e de encontros inesperados, onde a arte e o artesanato se encontram.
O artista e designer Harry Nuriev incorporou gravuras em pedra talhada inspiradas no trabalho artesanal da marca Baccarat e as peças de arquivo são devidamente preservadas.
Para 2025 está prevista a inauguração da instalação de vitrais do artista Pierre Tatin, inspirada numa capela de luz, que mergulha os convidados na essência do cristal, conduzindo a um jardim do designer Jérémie Attali.
O restaurante Alain Ducasse Baccarat apresenta um teto adornado com luminárias de cristal em cascata, preparando o palco para uma viagem culinária criada por Ducasse, Christophe Saintagne e Robin Schroeder.
O Bar Midi-Minuit oferece um ambiente mais espontâneo e informal, aberto do meio-dia à meia-noite como um ponto de encontro acolhedor.
“A Maison Baccarat, de Paris, é uma casa de luz”. Para dar continuidade a este espírito, a Maison Baccarat abrirá mensalmente o seu salão de baile para concertos, conversas, conferências, espetáculos e uma série de eventos culturais.
Fotografias: DR