ÁLVARO SIZA VIEIRA ASSINA A OURO E DIAMANTES ESTREIA NA JOALHARIA PORTUGUESA
Da paixão de duas amigas pela joalharia nasceu a Sharma, a mais nova marca portuguesa de joias, que convidou Álvaro Siza Vieira para desenhar uma coleção exclusiva de peças que celebram os 91 anos do arquiteto Pritzker. A coleção feita a ouro e diamantes foi apresentada em Serralves e marca a estreia de Siza no design de joias. A coleção desenhada pelo arquiteto Siza e pela marca portuguesa Sharma é composta por um colar, um par de brincos, uma pulseira e um anel.
A Sharma, a mais nova marca portuguesa de joias, convidou Álvaro Siza Vieira para desenhar umas peças de joalharia que celebram também os 91 anos do prestigiado arquiteto português laureado com o prémio Pritzker.
Siza aceitou o desafio de Bruna Cabral e Brigitte Costa, fundadoras da Sharma, e apresentou uma coleção de joias com design minimalista, um traço que assinou a ouro e diamantes. As peças foram confecionadas pelas mãos e arte de um ourives experiente que a marca Sharma selecionou.
A primeira coleção-cápsula da Sharma assinala a estreia de Siza no design de joias. A apresentação das peças manufaturadas em ouro de 19 quilates e diamantes (incolores e negros), composta por colar, brincos, pulseira e anel, foi apresentada na Fundação de Serralves e chega ao mercado numa edição limitada simbolicamente a 91 conjuntos, a idade do autor no momento da criação.
O lançamento desta nova inspiração artística de Álvaro Siza Vieira decorreu na Fundação de Serralves, que comercializará em exclusivo a coleção Álvaro Siza x Sharma. Cada conjunto de colar, brincos, pulseira e anel terá um valor de 30 mil euros.
Para as fundadoras da Sharma, “as linhas saídas do traço de Siza Vieira, um dos maiores vultos artísticos portugueses, prestavam-se ao uso do diamante, que acrescenta sofisticação e eleva o valor artístico da criação, com um design único. Limitámos, simbolicamente, a edição à idade do autor, o que acaba por conferir uma maior exclusividade à colaboração Álvaro Siza x Sharma”, sublinha Brigitte Costa. “No fundo, não deixa de ser uma obra de arte assinada, que representa a estética e o legado de Siza Vieira num domínio diferente daquele a que nos habituou”, acrescenta Bruna Cabral.
Um design intemporal, moderno e cosmopolita, assim se define a marca Sharma que pretende conquistar o mercado da joalharia. Com coleções de joias de edição limitada, “cujos conceitos e desenhos serão renovados de dois em dois meses. Estas séries – produzidas em prata 925, ou prata 925 com banho de ouro de 18 quilates, e pedrarias – incluirão sempre e ciclicamente sete brincos, sete anéis, sete pulseiras e sete colares”, lê-se nota de imprensa.
Além de Siza, a marca pretende outras colaborações e parcerias com autores reconhecidos.
Na fase de lançamento no mercado, a empresa dispõe ainda da sua coleção-semente, designada de Pétala, que estará sempre disponível na loja online da Sharma.
Fotografias: DR | Sharma