MACAM HOTEL: UM NOVO CONCEITO EM LISBOA COM FUSÃO INOVADORA DE ARTE E HOTELARIA
O MACAM – Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, em Lisboa, mostra a coleção privada de Armando Martins. Arte moderna e contemporânea, portuguesa e internacional, reunida nos últimos 50 anos, composta por mais de 600 obras. Neste espaço de 5 estrelas do Palácio dos Condes da Ribeira Grande, com 64 quartos, foi criada uma unidade hoteleira inovadora que além de proporcionar um ambiente de luxo para descansar, junta uma experiência artística única e imersiva. O MACAM Hotel irá abrir as portas no próximo ano.
No histórico Palácio dos Condes da Ribeira Grande nasce o MACAM Hotel que dispõe de 64 quartos, onde os hóspedes poderão desfrutar do luxo de um edifício do século XVIII aliado ao conforto e design da arquitetura contemporânea.
O novo hotel exprime a fusão inovadora de arte e hotelaria. O MACAM — Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, apresenta a coleção de arte moderna portuguesa e arte contemporânea nacional e internacional que o colecionador e empresário Armando Martins iniciou em 1974 e continua a desenvolver.
Este espaço de 5 estrelas oferece um ambiente de luxo para descansar, mas também uma experiência artística única e imersiva.
O MACAM Hotel abrirá as suas portas no próximo ano, no centro de uma das zonas mais culturais de Lisboa, no art district Alcântara-Belém.
Além da exposição em permanência da coleção, o MACAM apresenta outras coleções e exposições temporárias aos seus visitantes — e um programa paralelo de conferências e encontros que promove a reflexão em torno das exposições.
Todo o hotel respira arte à sua volta. Nas paredes, terraços e em todos os quartos do hotel, poderá apreciar uma cuidadosa seleção de obras da Coleção MACAM.
No Palácio e nos terraços da ala nova o hóspede poderá usufruir das vistas sobre o Rio Tejo e a icónica Ponte 25 de abril. O hotel dispõe de café e restaurante, biblioteca, ginásio e auditório, com capacidade para 55 lugares, e uma loja, com edições exclusivas de prestigiadas marcas portuguesas.
No MACAM Hotel a capela acolherá um conjunto de atividades culturais como música ao vivo, performances e sessões de poesia e literatura.
A coleção de arte do MACAM é composta por mais de 600 obras, desde o final do século XIX até à atualidade, sob o mote “The House of Private Collections” (“A Casa das Coleções Privadas”). A coleção inclui obras de artistas portugueses e internacionais, como Amadeo de Sousa Cardoso, Paula Rego, Júlio Pomar, Helena Almeida, Liam Gillick e Isa Genzken.
De referir ainda que o estúdio de arquitetura MetroUrbe é o responsável pelo projeto. No edifício destaca-se a nova fachada da ala do museu com revestimento de azulejos tridimensionais da artista e ceramista Maria Ana Vasco Costa.
O artista espanhol Carlos Aires criou uma instalação na capela, enquanto o português José Pedro Croft é o autor da escultura do terraço nascente, composta por três elementos ovais em aço e vidro colorido.
Fotografias: DR | Fernando Guerra