fbpx

FÁBRICA VIÚVA DE LAMEGO CELEBRA 175 ANOS COM EXPOSIÇÃO ESPECIAL NO MUSEU DO AZULEJO

FÁBRICA VIÚVA DE LAMEGO CELEBRA 175 ANOS COM EXPOSIÇÃO ESPECIAL NO MUSEU DO AZULEJO

Uma exposição no Museu do Azulejo, em Lisboa, celebra o percurso de uma fábrica histórica dedicada à cerâmica em Portugal, a Viúva Lamego, que festeja 175 anos. A nova exposição do Museu do Azulejo é uma homenagem à Viúva Lamego numa perspetiva de presente e visão de futuro, com peças de 17 artistas e está patente até 29 de dezembro. Há para ver criações artísticas de Vhils, Bela Silva, Add Fuel, Rita João, Manuela Pimentel, Kruella d’Enfer, Tamara Alves, membros da Oficina Marques, Henriette Arcelin, Hervé di Rosa, Noé Duchaufour-Lawrance, Adriana Varejão, Noël Fischer, André Trafic, Rico Kiyosu e Klasja Habjan.

A Viúva Lamego, referência na produção cerâmica em Portugal, celebra 175 anos, fundada em 1849 por António da Costa Lamego, apresenta uma exposição em Lisboa, no Museu do Azulejo, que conta parte da sua história e, mais importante ainda, fala do seu presente, dos seus artistas.

A mostra foi inaugurada dia 3 de outubro, e vai estar patente até ao final do ano, 29 de dezembro. Esta nova exposição do Museu do Azulejo é uma homenagem à Viúva Lamego e conta com peças de 17 artistas. Uma feliz colaboração com artistas, designers e arquitetos.

A histórica fábrica de azulejos Viúva Lamego apresenta propostas do tradicional ao contemporâneo, cultivando o encontro entre autores e artesãos. “Ao longo dos anos, muitos foram os autores que desenvolveram o seu trabalho lado-a-lado com os nossos artesãos, em ateliers próprios instalados na fábrica”, refere o site da empresa.

Além de Vhils, há criações de Bela Silva, Add Fuel, Rita João, Manuela Pimental, Kruella d’Enfer, Tamara Alves, membros da Oficina Marques, Henriette Arcelin, Hervé di Rosa, Noé Duchaufour-Lawrance, Adriana Varejão, Noël Fischer, André Trafic, Rico Kiyosu e Klasja Habjan.

A exposição recebeu o comissariado científico de Rosário Salema de Carvalho e Francisco Queiroz, inclui peças de 17 autores:

– Add Fuel | Diogo Machado

– Adriana Varejão

– André Trafic

– Bela Silva

– Henriette Arcelin

– Hervé di Rosa

– Klasja Habjan

– Kruella D’Enfer | Angela Ferreira

– Manuela Pimentel

– Noé Duchaufour-Lawrance

– Noël Fischer

– Oficina Marques | Gezo Marques + José Aparício Gonçalves

– Pedrita | Rita João

– Rico

– Tamara Alves

– Vhils | Alexandre Farto

Fotografias | DR / Global Press

PREV

BIENAL IBEROAMERICANA DO DISEÑO 2024 EM MADRID DESTACA O DESIGN DE PORTUGAL

NEXT

EXPOSIÇÃO GRATUITA DA LOUIS VUITTON EM PARIS SOBRE DESIGN E ESTILO DE VIDA