fbpx

GALA MICHELIN 2025 REALIZA-SE NO PORTO COM CHEFS RUI PAULA, RICARDO COSTA E VÍTOR MATOS

GALA MICHELIN 2025 REALIZA-SE NO PORTO COM CHEFS RUI PAULA, RICARDO COSTA E VÍTOR MATOS

O Porto vai acolher Gala Michelin 2025, no dia 25 de fevereiro, com os Chefs Rui Paula, Ricardo Costa e Vítor Matos a coordenarem a gastronomia do evento. A cerimónia envolve cerca de 500 pessoas. A segunda edição da gala Michelin exclusivamente portuguesa conta com o apoio do Turismo de Portugal, do Turismo do Porto e Norte e de diversas entidades privadas.

O Guia Michelin apresentou esta quinta-feira, 26 de setembro, em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros, a próxima gala Michelin portuguesas que a cidade do Porto vai acolher, dia 25 de fevereiro de 2025.  A Gala Guia Michelin em 2025 vai distinguir aqueles que são considerados os melhores restaurantes portugueses.

Os coordenadores gastronómicos do evento escolhidos são os chefes com duas estrelas Michelin: Rui Paula, do restaurante Casa de Chá da Boa Nova, Vítor Matos, do restaurante Antiqvvm, e Ricardo Costa, do restaurante The Yeatman.

Os três chefs portugueses com duas estrelas Michelin vão coordenar a gastronomia da cerimónia, que deverá envolver cerca de 500 pessoas. “Vamos cozinhar com alma e coração” numa “gala que “vai fazer história”, garantem os chefes de cozinha.

De referir que a Região Norte detém o maior número de restaurantes no Guia Michelin Portugal, com 50 classificados.

Esta segunda edição da gala Michelin exclusivamente portuguesa conta com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Porto e Norte, além de diversas entidades privadas. A primeira gala em Portugal aconteceu em fevereiro de 2024, em Albufeira.

A seleção de 2024 do Guia Michelin “inclui um total de 167 restaurantes, dos quais 39 são Estrelas MICHELIN (8 de duas estrelas e 31 de uma estrela), 32 são Bib Gourmand e 96 são Restaurantes Recomendados. Entre eles, há também 5 que também têm a distinção Estrela Verde”, lê-se no site.

Recorde-se que o Guia Michelin foi criado do início do século XX para ajudar os viajantes nas suas deslocações, e é hoje considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes. Portugal entrou no roteiro em 1910.

Fotografias: DR | Câmara de Matosinhos e Turismo Porto e Norte

PREV

FESTA DO OUTONO EM SERRALVES ELEGE O TEMA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUSTENTABILIDADE

NEXT

LOUIS VUITTON LANÇA NOVAS VERSÕES DO BAÚ-CAMA ICÓNICO COM MAIS DE 150 ANOS