fbpx

ANTARTE DEDICA MUSEU ÚNICO À HISTÓRIA DA MARCENARIA

ANTARTE DEDICA MUSEU ÚNICO À HISTÓRIA DA MARCENARIA

A Antarte inaugurou recentemente o museu dedicado ao mobiliário. O ‘Antarte Museum’, inserido no Antarte Center, em Rebordosa, Paredes, é o primeiro museu europeu totalmente dedicado à história da marcenaria. O espólio do museu é composto por mais de um milhar de ferramentas e máquinas que ilustram a evolução da arte dos marceneiros e do mobiliário português, uma ala com móveis e uma experiência imersiva contam também a história escrita pela marca Antarte a celebrar 25 anos de design intemporal.

O Antarte Museum celebra a arte da marcenaria e promove um encontro com a história, desde o Antigo Egito até ao século XX. Percorrer o museu é ir ao encontro das peças distintas de coleção, como ferramentas e máquinas usadas na marcenaria, algumas raras e com antiguidade notável, como exemplares de máquinas dos séculos XVIII e XIX.

O fundador e CEO da Antarte, Mário Rocha, recorda que a ideia do museu nasceu em 2020 fruto da sua paixão pela arte da marcenaria.  “O museu da Antarte começou a ser desenvolvido na pandemia, é um sonho tornado realidade. Comecei a minha vida na marcenaria e tenho muito orgulho em conseguir prestar um tributo a um ofício milenar muito pouco documentado”, refere Mário Rocha.

O espólio do museu reúne mais de 1000 ferramentas e máquinas que ilustram a evolução do ofício e uma nova página da história do mobiliário português, escrita pelos 25 anos da Antarte.

O museu absorveu um investimento de 1,4 milhões de euros. Trata-se de um espaço “único na Europa”, considera Mário Rocha, afirmando ainda que “a marcenaria é a filigrana da carpintaria e, por isso, ali dá-se “um encontro com a história” de trabalhar a madeira à mão, culminando “com a fundação da Antarte em 1998”, num “tributo a um ofício milenar que estava muito pouco documentado. “

O museu oferece ainda uma experiência imersiva singular onde podem ser observados todos os momentos e projetos da marca portuguesa de mobiliário e decoração e de design intemporal.

Na história da Antarte destacam-se peças únicas produzidas pela marca para o Papa Bento XVI, o Presidente da República Cavaco Silva, o treinador José Mourinho ou o mister Fernando Santos – único selecionador a vencer títulos para Portugal.

As esculturas desenhadas pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira para o pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza e materializadas pela Antarte e por Mário Rocha são alguns dos principais atrativos do museu. Siza Vieira, o primeiro português laureado com o Prémio Pritzker, tem sido um parceiro de excelência da Antarte.

No espaço de galeria do visitante encontra também a ‘Árvore da Vida’ da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos.

A visita ao Antarte Museum incluiu uma experiência imersiva singular em Portugal, mostra também as iniciativas de responsabilidade ambiental e de responsabilidade social da marca.

O Antarte Museum está aberto de Terça-feira a Sexta-feira, das 9h às 12:30h e das 14h às 18:30h | Sábados, das 10h às 13h e das 14:30h às 18h | Domingos, por marcação

Encerrado. Às Segundas-feiras e Feriados.

Visitas guiadas com marcação:

Visitas sem guia: entrada livre

Visitas guiadas: 10 euros

Fotografias: Antarte Museum

PREV

DESIGNERS CHRISTIAN LOUBOUTIN E PIERRE YOVANOVITCH LANÇAM COLEÇÃO LIMITADA DE CADEIRAS

NEXT

DESIGNER KLAUS NOLTING CRIOU A MESA DE APOIO “TRÊS EM UM” DA LAPALMA