O DESIGN DA TOCHA OLÍMPICA DOS JOGOS DE PARIS EVOCA IGUALDADE E PAZ
O Comité Organizador de Paris revelou esta terça-feira, 25 de julho, o design da tocha olímpica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2024, que França irá receber e organizar no próximo ano. O designer francês Mathieu Lehanneur assina o design da tocha emblemática inspirada no Rio Sena para transmitir igualdade e paz. O presidente de Paris 2024, Tony Estanguet, juntamente com o designer da tocha, Mathieu Lehanneur, e a ArcelorMittal, parceira de produção, apresentaram a tocha que será transportada em modo estafeta por 11 mil pessoas.
A tocha olímpica desenhada pelo designer Mathieu Lehanner é uma peça simétrica em todas as faces, com um anel dourado separando o topo liso do fundo esculpido, um forte símbolo dos jogos. As suas curvas e a simetria foram pensadas para transmitir igualdade e paz.
O design da tocha representa a cidade de Paris, como o reflexo da Torre Eiffel na superfície ondulada evocando as águas do Rio Sena, um dos locais icónicos da capital francesa e sede da cerimónia de abertura do evento.
Mathier Lehanner inspirou-se em três símbolos dos próximos Jogos: igualdade, água e conciliação e criou uma tocha e pira em aço, com 70 cm de altura e 1,5 kg de peso, juntando a estética, a inovação e a sustentabilidade, valores partilhados pelo #Paris2024.
Foto: Paris 2024 | Presidente de Paris 2024, Tony Estanguet e o designer da tocha, Mathieu Lehanneur.
O início da estafeta está previsto para 8 de maio e termina com o acendimento do caldeirão olímpico durante a cerimónia de abertura do evento, a 26 de julho de 2024. Recorde-se que o ritual da tocha indica que seja transportada pelos atletas em competição, num total de 11 mil desportistas ao longo de milhares de quilómetros (10.000 para os Jogos Olímpicos, 1.000 para os Jogos Paralímpicos).
Para dar início às provas paraolímpicas, a 28 de agosto de 2024, o gesto voltará a ser repetido.
Foto: Paris 2024 | Tocha Olímpica