DESIGNER FRANCÊS PHILIPPE STARCK RECEBE GRAU DOUTOR HONORIS CAUSA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
O designer francês Philippe Starck recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica Portuguesa, na próxima sexta-feira, 6 de fevereiro, em Lisboa. No âmbito desta homenagem, a Universidade Católica inaugura ainda a exposição Philippe Starck, the duty of creativity. Philippe Starck de 77 anos é considerado um dos designers mais influentes e pioneiro do chamado “design democrático”.
A Universidade Católica Portuguesa divulgou em comunicado que vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa ao designer francês Philippe Starck, de 77 anos, numa sessão solene na sede da instituição, em Lisboa. A cerimónia realiza-se dia 6 de fevereiro, data das comemorações do Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa. A sessão solene conta com a presença de Philippe Starck e da Pró-Reitora com o pelouro da Inovação e Empreendedorismo, Céline Abecassis-Moedas.
Além desta distinção, a Universidade Católica Portuguesa inaugura a exposição Philippe Starck, the duty of creativity, dedicada à icónica obra do criador francês, na Galeria Fundação Amélia de Mello, no edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II.
Philippe Starck, nascido em Paris, a residir em Portugal há mais de dez anos, é reconhecido como uma das personalidades centrais do design contemporâneo internacional. Com uma obra multifacetada, orientada por uma visão que defende a contribuição da arte para melhorar a vida das pessoas, foi pioneiro no conceito de “design democrático”.
O designer francês assinou ao longo da sua carreira peças de mobiliário e objetos do quotidiano, projetos de arquitetura de hotéis e restaurantes, passando pelos veículos elétricos, entre muitos outros trabalhos.
Dos objetos do quotidiano que desenhou, destacam-se o espremedor Juicy Salif, as cadeiras Miss Lucy e Masters, a cadeira Louis Ghost, inspirada no chamado estilo Luís XV, o sofá Uncle Jack e as poltronas Madame, o candelabro negro Zénith, os candeeiros Flos”Guns e D”e Light, o espelho Caadre e o banco alto WW, dedicado ao cineasta Wim Wenders.



Fotografias: DR | Philippe Starck (site)