ALDEIAS E VILAS DE NATAL EM PORTUGAL PARA VIVER A TRADIÇÃO E APROVEITAR UMA VIAGEM MÁGICA EM FAMÍLIA
Em Portugal há aldeias e vilas com presépios e cenários de verdadeiro conto de fadas a descobrir. As aldeias de Natal são destinos mágicos para quem deseja viajar em família na quadra festiva. As luzes natalícias brilham de forma especial na Vila de Óbidos, na Gralheira, em Cinfães, em Cabeça, na Serra da Estrela, no concelho de Seia, no “Perlim” em Santa Maria da Feira e no Presépio Vivo de Priscos, em Braga. Estes são alguns destinos sugeridos pela Design For Life para descobrir e visitar este Natal.
Reunimos alguns dos melhores destinos de aldeias e vilas autênticos contos de fadas e presépios, sem esquecer parques temáticos para visitar este Natal, onde não faltam as luzes, árvores de Natal e os sorrisos das crianças que fazem esta época mágica e especial.
Para aproveitar o Natal para aproveitar em família, aventurar-te pela vila de Óbidos que ganha magia com o evento “Óbidos Vila Natal”. Entre luzes, chalés e neve simulada, o espaço oferece várias atrações natalícias. Óbidos transforma-se num verdadeiro parque temático onde o espírito natalício contagia toda a família, até 4 de janeiro de 2026.
O parque temático de Natal Perlim, em Santa Maria da Feira, está repleto de atrações. Este evento destina-se a toda a família, que pode encontrar um cenário verdadeiro conto de fadas integrado no “bosque encantado” que envolve o Castelo de Santa Maria da Feira.
A “Aldeia de Natal” de Cabeça é já uma referência nos destinos turísticos natalícios de Portugal. Em plena Serra da Estrela, no concelho de Seia, a aldeia com o seu casario típico de xisto e ruas estreitas é uma atração para os visitantes que se juntam a cerca de uma centena de habitantes para viver de forma genuína e sustentável a quadra natalícia.
A decoração natalícia da aleia é feita de autenticidade com giestas, videiras, ramos de pinheiro, canas de milho e outros materiais recolhidos na natureza.
O Presépio Vivo de Priscos, em Braga, é considerado o maior da Europa e que existe desde 2006, com mais de 90 cenários e 600 figurantes que mostram os costumes e os quotidianos da época de Natal, são feitas pelos habitantes da aldeia de Priscos. Neste espaço, os visitantes, além do presépio podem fazer uma degustação do pudim Abade de Priscos, acompanhado com um vinho verde de honra.
A Aldeia do Pai Natal na Gralheira, na Serra de Montemuro, em Cinfães, até 4 de janeiro, integra um conjunto de animações natalícias desde casas temáticas e animações para todas as idades, como a Casa do Pai Natal, a Oficina dos Brinquedos, a Casa do Duende, eventos musicais com entrada e participação gratuitas e oferece ainda experiências de gastronomia e artesanato local, complementando a visita com produtos e saberes da região enquadra pela beleza natural da paisagem serrana.








Fotografias: DR | Divulgação