fbpx

SERRALVES: PROGRAMAÇÃO DE 2026 DESTACA RETROSPETIVA DE FRANK GEHRY, EXPOSIÇÃO DE JENNY HOLZER E COLEÇÃO DUERCKHEIM

SERRALVES: PROGRAMAÇÃO DE 2026 DESTACA RETROSPETIVA DE FRANK GEHRY, EXPOSIÇÃO DE JENNY HOLZER E COLEÇÃO DUERCKHEIM

A Fundação de Serralves apresentou a programação multidisciplinar para 2026 intitulada “Novos Horizontes”, com destaque para a retrospetiva dedicada ao arquiteto Frank Gehry, vencedor do Prémio Pritzker em 1989, morreu no passado dia 5 de dezembro aos 96 anos, que ocupará a Ala Álvaro Siza do Museu. Serralves destaca igualmente as exposições e projetos de grandes artistas contemporâneos como Jenny Holzer, Anri Sala e Lee Ufan, e a primeira apresentação num Museu da prestigiada Coleção Duerckheim. O cineasta Miguel Gomes é outros destaques da programação de Serralves para o próximo ano.

A Fundação de Serralves apresentou, esta terça-feira, 16 de dezembro, a programação para 2026, com destaque para uma grande retrospetiva dedicada ao arquiteto Frank Gehry. A exposição Century of Gehry, dedicada à obra do arquiteto norte-americano Frank Gehry, ocupará a Ala Álvaro Siza do Museu de Serralves de maio a outubro do próximo ano.

A arte contemporânea é outro dos destaques de Serralves, com as exposições de Jenny Holzer, Anri Sala e Lee Ufan, e a apresentação da Coleção Duerckheim. A primeira grande exposição em Portugal da artista norte-americana Jenny Holzer será em Serralves. A mostra Wrong Answers estará patente de junho de 2026 a janeiro de 2027. “Reconhecida pelo uso incisivo do texto em múltiplos suportes, de bancos de pedra e painéis LED a projeções monumentais de luz, Holzer aborda temas como poder, violência e justiça social através da retórica dos sistemas contemporâneos de informação”, refere nota de imprensa do museu.

A Coleção Duerckheim reúne obras dos artistas Georg Baselitz, Anselm Kiefer, Damien Hirst, Theaster Gates e Zhang Huan e será mostrada em Serralves na exposição intitulada Aflição de Espírito, Coleção Duerckheim X Serralves de 14 de maio a 8 de novembro de 2026.

O programa de atividades de Serralves incluiu ainda uma mostra cinematográfica dedicada ao realizador português Miguel Gomes, vencedor do Prémio de Melhor Realização no Festival de Cannes de 2024. Está prevista também uma exposição dedicada à pintora norte-americana Alice Neel.

A Fundação de Serralves afirma-se uma referência na articulação entre Arte, Arquitetura, Cinema e Paisagem. Assim sendo, abrem-se de novo as portas à 20.ª edição do Serralves em Festa e ao regresso do Serralves em Luz, bem como exposições de Filipa César e SAGG Napoli.

Programação completa em www.serralves.pt

Fotografias: DR | Divulgação Serralves

PREV

VINHO QURA PARA UM NATAL COM ALMA DO DOURO E UMA GARRAFA PERSONALIZADA COM DESIGN E LIFESTYLE

NEXT

ARTISTA PLÁSTICA JOANA VASCONCELOS DESENHA “PARAÍSO” PARA ILUSTRAR RÓTULO DE VINHO CHÂTEAU MOUTON ROTHSCHILD 2023