fbpx

ARTISTAS JOANA VASCONCELOS E VHILS APRESENTAM “HERANÇA” COMO RESULTADO DA PRIMEIRA EDIÇÃO COLABORATIVA

ARTISTAS JOANA VASCONCELOS E VHILS APRESENTAM “HERANÇA” COMO RESULTADO DA PRIMEIRA EDIÇÃO COLABORATIVA

A obra artística “Herança” é a edição colaborativa que reúne, pela primeira vez, Joana Vasconcelos e Alexandre Farto aka Vhils. Os dois artistas incontornáveis da arte contemporânea portuguesa cruzam gestos e inspirações, construindo um diálogo que reflete sobre a memória, migração e identidade. O resultado deste encontro expressivo inédito será exibido e lançado online, dia 10 de dezembro, na plataforma cultural Underdogs.

A plataforma cultural Underdogs apresenta “Herança”, a primeira edição colaborativa de grande formato que reúne, pela primeira vez, Vhils e Joana Vasconcelos, dois artistas de referências da arte contemporânea portuguesa. O lançamento da obra “Herança” está marcado para quarta-feira dia 10 de dezembro, na plataforma cultural Underdogs com sede em Lisboa.

Esta edição inédita “presta homenagem às mulheres das regiões rurais portuguesas e convoca um tema que atravessa a história recente do país: o movimento das populações do campo para as áreas citadinas, trazendo consigo práticas, objetos e memórias que passaram a coexistir com o contexto urbano. Nesta edição inédita, os artistas cruzam gestos — a subtração de Vhils e a acumulação de Joana Vasconcelos — construindo um diálogo que reflete sobre: memória, migração e identidade”, refere a nota de imprensa da Underdogs, acrescentando, ainda, que “partindo de uma serigrafia sobre lona industrial criada por Vhils — marcada por referências ao ambiente urbano — cada obra é depois transformada no atelier de Joana Vasconcelos. A artista introduz intervenções manuais minuciosas, incorporando penas, bordados e materiais associados ao universo doméstico e ao saber-fazer tradicionalmente feminino”.

A edição de “Herança” será disponibilizada em três versões — Edition, Artist’s Proof e Roman Numerals. De realçar que todas as peças são finalizadas à mão, tornando cada exemplar único.

Para a artista Joana Vasconcelos, “quando se limpa a casa de tudo o que é particular e se substitui tudo por móveis standard, apagam-se camadas de memória. O que foi feito pela avó, pela mãe, pela tia, deixa de ser visível. Esta edição procura devolver valor a esse universo íntimo e à força silenciosa das mulheres que o mantiveram”.

Numa perspetiva intimista Vhils revelou: “a minha família veio do Alentejo para Lisboa no final dos anos 80. Sou parte desse fluxo. Esta obra é também uma forma de olhar para esse passado recente e perceber como essas deslocações ajudaram a construir as cidades que temos hoje.”

A combinação dos olhares, das linguagens conceptuais e dos materiais destes dois artistas portugueses confere a “Herança” uma obra ímpar numa edição que é composta por 150 exemplares, apresentando variações cromáticas de plumas que enfatizam o diálogo entre as linguagens visuais dos artistas. As provas de artista, num total de 15 obras, apresentam combinações livres entre plumas e bordados.

A Underdogs revela também que “as cinco edições de Numeração Romana incorporam técnicas especiais de bordado, incluindo o bordado do Pico, conferindo às peças maior densidade e relevo. São finalizadas com uma moldura de inspiração barroca, colocando em diálogo a tradição, a cultura popular e o contexto contemporâneo. Todas as obras têm o formato 100 × 140 cm”.

Fotografias: © Miguel Portelinha

PREV

ARTISTA VHILS E MINI PORTUGAL REVELAM A NOVA OBRA ICÓNICA DA PARCERIA QUE UNE ARTE E MOBILIDADE URBANA