
LOUIS VUITTON E A ARTE JAPONESA DE TAKASHI MURAKAMI NA EXPOSIÇÃO ART BASEL PARIS 2025 NO GRAND PALAIS
A colaboração entre a marca Louis Vuitton e o artista japonês Takashi Murakami enche o museu Grand Palais, em Paris, com uma escultura gigante de um polvo de oito metros de altura, em homenagem ao projeto artístico iniciado há 22 anos. O Artycapucines VII – Louis Vuitton × Takashi Murakami foi lançado como parte da Art Basel Paris 2025, que se realiza de 24 a 26 de outubro. A exposição mostra uma coleção de 11 carteiras apresentadas entre os tentáculos e decoradas com motivos que incluem versões em miniatura dos desenhos de polvos.
A parceria artística de Takashi Murakami e da marca Louis Vuitton resulta na exposição de um polvo gigante para a Art Basel Paris 2025, no museu Grand Palais. Acompanhados por ornamentos coloridos e trabalhados com detalhes pintados à mão, os Capucines transformam de forma divertida as obras cromáticas de Takashi Murakami com o savoir-faire especializado da marca Louis Vuitton.
As peças são colecionáveis. A arte japonesa e as personagens kawaii com detalhes prismáticos para transformações singulares integram a coleção de 11 carteiras que estão expostas nos tentáculos do polvo gigante.
O artista Takashi Murakami colaborou pela primeira vez com a Louis Vuitton em 2003. A mais recente criação resulta num polvo gigante inspirado em lanternas chinesas e que podem ser apreciadas no museu Grand Palais, em Paris, durante a edição deste ano da Art Basel
A escultura de oito metros de altura instalou-se na varanda Balcon d’honneur, dentro do Grand Palais, onde os seus longos tentáculos se estendem ao redor de uma porta. Os artistas Murakami e Louis Vuitton criaram o polvo sob medida para o espaço e também desenharam um tapete com os mesmos motivos dos tentáculos. A cabeça da figura foi decorada com o padrão Superflat Jellyfish Eyes de Murakami.
A colaboração do artista japonês com a marca francesa iniciou há 22 anos, quando Murakami reinventou a tela Monogram da Louis Vuitton para uma coleção que rapidamente ganhou estatuto de culto.





Fotografias: DR | Louis Vuitton.