fbpx

BALUARTE: PORTO VOLTA A TRANSFORMAR SILO AUTO EM GALERIA DE ARTE URBANA COM OFICINAS E ESPETÁCULOS

BALUARTE: PORTO VOLTA A TRANSFORMAR SILO AUTO EM GALERIA DE ARTE URBANA COM OFICINAS E ESPETÁCULOS

De 24 a 26 de outubro, o Silo Auto, icónico edifício no centro do Porto, recebe o BALUARTE, evento de arte urbana com oficinas e espetáculos de entrada gratuita. Esta é a terceira edição da transformação do Silo Auto, um parque de estacionamento, com murais, instalações e performances com exposições confirmadas de artistas reconhecidos de arte urbana. Em edições anteriores, artistas como Hazul e Tamara Alves criaram peças que transformaram as escadas e as paredes do edifício em autêntico festival de arte e cor.

O Silo Auto volta a transformar-se de cor, música e oficinas no regresso da Exposição de Arte Urbana do Porto. Nos dias 24 a 26 de outubro, o festival BALUARTE apresenta diversos artistas, em open call, desde Marcelo Clapp, oh_chicko, R. Gritto, João Janeiro, Flávio Rodrigues, ELLEONOR Tiago Polignac, David Penela, Oaktree, Bruna BSA, Jonathan Faifer, Leonor Violeta, Matilde Cunha e Jefferson Rib.

Durante três dias, os vários pisos do edifício serão ocupados por exposições, instalações e espetáculos. A entrada é gratuita. Na última edição, as visitas guiadas esgotaram.

Este festival de arte urbana tem por objetivo dar a conhecer o que está a ser criado na cidade do Porto. Um dos momentos simbólicos assinala a exposição comemorativa dos 12 anos do Programa de Arte Urbana do Porto, com doze obras que ajudam a refletir a forma como os portuenses olham para o espaço público.

Da programação consta a exposição “Projeto 5×1”, da Esmera – Associação de Arte Pública e Comunitária, que reúne artistas como Hazul, Mais Menos, Coletivo Ruído e Tamara Alves, com obras criadas de propósito para o espaço. Destaca-se, ainda, a mostra da 9:16, uma galeria digital do Canal 180, que apresenta propostas de artistas nacionais e internacionais, desde Entangled others, Mono Lira e Né Barros.

A BALUARTE celebra o Porto como uma tela viva, durante três dias com dezenas de artistas. O evento decorre de sexta a domingo, com os seguintes horários: das 18h00 às 22h00 (no dia 24), das 14h00 às 20h00 (no dia 25) e das 11h00 às 20h00 (no dia 26).

Fotografias: DR

PREV

DOM PÉRIGNON CONVIDOU TAKASHI MURAKAMI PARA CRIAR EDIÇÃO LIMITADA COM COR E ARTE

NEXT

LOUIS VUITTON E A ARTE JAPONESA DE TAKASHI MURAKAMI NA EXPOSIÇÃO ART BASEL PARIS 2025 NO GRAND PALAIS