
ÁLVARO SIZA VIEIRA RECEBE O PRÉMIO DE CARREIRA PIRANESI PRIX DE ROME NA CASA DA ARQUITECTURA
A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, acolhe, dia 13 de outubro, a cerimónia de entrega do Piranesi Prix de Rome à Carreira 2025 ao arquiteto português Álvaro Siza Vieira. A distinção é atribuída pelo Comité Científico do prémio, em colaboração com a Ordem dos Arquitetos de Roma e Província e o Studio Cor, do arquiteto Roberto Cremascoli, do Porto.
O arquiteto Álvaro Siza Vieira será homenageado com o prémio de carreira Piranesi Prix de Rome. A cerimónia realiza-se no dia 13 de outubro, a partir das 18h00, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, e contará com a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes. O programa do evento terá uma Lectio Magistralis de Álvaro Siza Vieira, na qual o arquiteto revisitará os momentos mais marcantes da sua carreira, com destaque para os projetos ligados ao património cultural.
Álvaro Siza, de 92 anos, é um arquiteto português conhecido internacionalmente como o mais destacado representante da arquitetura modernista de Portugal, foi o primeiro arquiteto do país a receber um Prémio Pritzker (1992).
“O reconhecimento de Álvaro Siza acrescenta um novo capítulo à história do Piranesi Prix de Rome, juntando-se a figuras de renome internacional como Rafael Moneo, David Chipperfield, Peter Eisenman, Bernard Tschumi, Yoshio Taniguchi, Eduardo Souto de Moura e Mario Botta”, refere nota de imprensa da Casa da Arquitectura.
O evento terá ainda uma Laudatio de Eduardo Souto de Moura e comentários de Gonçalo Byrne e João Luís Carrilho da Graça, todos vencedores anteriores do Piranesi Prix de Rome.

Fotografias: DR