fbpx

EXPOSIÇÃO DE MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA INAUGURADA NO MUSEU GUGGENHEIM DE BILBAU EM OUTUBRO

EXPOSIÇÃO DE MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA INAUGURADA NO MUSEU GUGGENHEIM DE BILBAU EM OUTUBRO

A exposição “Maria Helena Vieira da Silva: Anatomia do Espaço” vai ser inaugurada no dia 16 de outubro no Museu Guggenheim de Bilbau. Esta exposição explora cada fase da obra e vida da pintora portuguesa: a relação com o marido, o seu estúdio-ateliê, a passagem no Rio de Janeiro, o regresso a Paris e a influência do xadrez, entre outros. Com curadoria de Flavia Frigeri, a exposição pode ser visitada até 22 de fevereiro de 2026.

O Museu Guggenheim de Bilbau, em Espanha, vai inaugurar dia 16 de outubro a exposição “Maria Helena Vieira da Silva: Anatomia do Espaço”. A mostra percorre os momentos essenciais da carreira da pintora portuguesa que faleceu em 1992. Com curadoria de Flavia Frigeri (diretora de Coleções da National Portrait Gallery, de Londres), a exposição divide-se em oito secções temáticas, sendo que cada uma explora uma fase da sua obra e vida. A exposição estará patente até 22 de fevereiro de 2026.

“Maria Helena e Arpad”, “Anatomia do espaço”, “Xeque-mate: bailarinos, xadrezistas e jogadores de cartas”, “A Segunda Guerra Mundial vista do Rio de Janeiro”, “Regresso a Paris”, “Cidades: reais e imaginárias”, “Exteriores e interiores” e “Tons de branco” são os temas das oito secções da exposição.

Para o Guggenheim a exposição reflete “uma exploração em profundidade da evolução da sua linguagem visual, entre as décadas de 1930 e 1980, com especial enfoque no seu interesse pelo espaço arquitetónico”, lê-se na nota de apresentação da mostra.

O museu destaca ainda que Maria Helena Vieira da Silva, nas suas pinturas, “dissipou as fronteiras entre paisagens urbanas reais e imaginárias e foi mais além das referências formais à cultura visual portuguesa e a movimentos de vanguarda como o cubismo e o futurismo”.

Paralelamente à exposição, o Museu Guggenheim apresenta um programa paralelo de iniciativas, que inclui a projeção de “VIEIRARPAD”, documentário de João Mário Grilo, nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, e diversas visitas guiadas. O museu também a ligação de Maria Helena Vieira da Silva à colecionadora e mecenas Peggy Guggenheim e ao empresário e colecionador de arte Solomon R. Guggenheim.

Maria Helena Vieira da Silva nasceu em 1908 em Lisboa, baseou-se como pintora em Paris, onde conheceu o marido, o artista plástico húngaro Arpad Szenes. Após um exílio de sete anos no Brasil, durante a II Guerra Mundial, foi-lhe atribuída a cidadania francesa.

Fotografias: DR

PREV

ALENTEJO RECEBE ESTREIA EM PORTUGAL DOS SEVEN STARS LUXURY HOSPITALITY AND LIFESTYLE AWARDS EM OUTUBRO

NEXT

QURA RED UM VINHO TINTO EMBLEMÁTICO DAS ENCOSTAS DO DOURO DISPONÍVEL PARA BRINDAR EM OUTUBRO