fbpx

FUNDAÇÃO DE SERRALVES APRESENTA OBRAS DE JOAN MIRÓ EM DIÁLOGO COM COLEÇÃO DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS

FUNDAÇÃO DE SERRALVES APRESENTA OBRAS DE JOAN MIRÓ EM DIÁLOGO COM COLEÇÃO DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS

De 13 de fevereiro a 10 de janeiro de 2027, a Fundação de Serralves apresenta a exposição de 24 obras da Coleção Miró em diálogo com 53 trabalhos de artistas contemporâneos da Coleção do Museu de Serralves. Com curadoria de Robert Lubar Messeri, a exposição volta a mostrar a Coleção Miró depositada em Serralves, agora, em diálogo com obras de Helena Almeida, Marcel Broodthaers, Pedro Calapez, Luisa Cunha, Ana Hatherly, Anselm Kiefer, Robert Morris, Julião Sarmento, Thomas Schütte e Ângelo de Sousa, entre outros artistas de arte contemporânea.

A exposição Afinidades Coletivas: Joan Miró e a Arte Contemporânea na Coleção do Museu de Serralves, organizada pela Fundação de Serralves, apresenta obras da Coleção Miró em diálogo com obras de Helena Almeida, Marcel Broodthaers, Pedro Calapez, Luisa Cunha, Ana Hatherly, Anselm Kiefer, Robert Morris, Julião Sarmento, Thomas Schütte e Ângelo de Sousa, entre outros artistas relevantes.

Com curadoria de Robert Lubar Messeri e coordenação de Isabel Braga, a exposição vai estar patente de 13 de fevereiro a 10 de janeiro de 2027.

A exposição está dividida em 9 capítulos e ocupa os dois pisos da Casa de Serralves, exibindo “24 pinturas, desenhos, colagens, esculturas e obras têxteis de Joan Miró, que partilham o espaço com 53 obras de artistas contemporâneos alemães, gregos, norte-americanos, espanhóis, portugueses, belgas, chineses, italianos, suíços, catalães e dinamarqueses.  As suas práticas vão da pintura e da escultura à colagem, à instalação, à fotografia, ao vídeo e às obras multimédia, da Process Art à Arte Povera, e das desconstruções visuais dos códigos pictóricos ao Neoexpressionismo e ao questionamento da linguagem. Em cada um destes cruzamentos com obras da Coleção de Serralves, o percurso de Miró encontra eco na prática artística contemporânea, demonstrando que estas conexões artísticas transcendem a cronologia e oferecem novas perspetivas sobre o legado duradouro do artista”, descreve nota de imprensa de Serralves.

Apresentando a relação de Joan Miró com a arte contemporânea como uma série de encontros dinâmicos, “a mostra está dividida em nove secções: 1. Process Art; 2. Paisagem, memória e matéria; 3. Pintura en abîme; 4. Antimonumentos; 5. Linguagem; 6. O Expressionismo revisitado; 7. O desenho como prática; 8. Colagem e vida moderna; e 9. Lugar/Não lugar.”

// Artistas representados na exposição 

Rui Aguiar, Helena Almeida, Armando Alves, Giovanni Anselmo, Michael Biberstein, Wang Bing, Marcel Broodthaers, Pedro Calapez, Luisa Cunha, António Júlio Duarte, Josep Guinovart, Ana Hatherly, Jörg Immendorf, Asger Jorn, Anselm Kiefer, Jannis Kounellis, Barry Le Va, Julie Mehretu, Joan Miró, Robert Morris, Blinky Palermo, A.R. Penck, Graça Pereira Coutinho, Júlio Pomar, Dieter Roth, Agostinho Santos, Julião Sarmento, Thomas Schütte, António Sena, Nikias Skapinakis, Susana Solano, Ângelo de Sousa, Pedro Sousa Vieira, Antoni Tàpies.

// Sobre a Coleção Miró e a Coleção de Serralves

A Coleção Miró reúne 85 obras e é propriedade do Estado Português, foi cedida em 2018 ao Município do Porto por 25 anos e está em depósito na Fundação de Serralves. Esta é a 6.ª exposição desta coleção a ser exibida na Casa de Serralves: 2016 – Joan Miró: Materialidade e Metamorfose; 2018 – Joan Miró e a morte da pintura; 2021 – Joan Miró: Signos e Figurações; 2023 – Miró / Calder. Espaço em movimento; 2024 – Pintura-Poesia. Livres d’artiste de Joan Miró; 2026 – Afinidades Eletivas: e a Arte Contemporânea na Coleção do Museu de Serralves.

A Coleção de Serralves é composta por mais de 5600 obras e inclui trabalhos de artistas contemporâneos nacionais e internacionais, refletindo as transformações políticas, sociais e culturais desde os anos 1960 até ao presente.

Fotografias: nvstudio – Fundação de Serralves

PREV

DE 21 A 26 DE ABRIL O “SALONE DEL MOBILE” REUNIRÁ EM MILÃO DESIGNERS, ARQUITETOS E MARCAS DE TODO O MUNDO