fbpx

PROJETO DA SPACEWORKERS DO MUSEU DE VILA DO BISPO – CELEIRO DA HISTÓRIA VENCE PRÉMIO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA

PROJETO DA SPACEWORKERS DO MUSEU DE VILA DO BISPO – CELEIRO DA HISTÓRIA VENCE PRÉMIO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA

O projeto do Museu de Vila do Bispo – O Celeiro da História foi distinguido com o 1.º prémio Architecture MasterPrize 2025, na categoria de “arquitetura cultural”. Com sede em Los Angeles, Califórnia, os prémios Architecture MasterPrize reconhecem anualmente os melhores projetos arquitetónicos a nível mundial, celebrando este ano a arquitetura portuguesa desenhada pela Spaceworkers. Nesta edição dos Architecture MasterPrize, destacou-se, ainda, o prestigiado arquiteto português Álvaro Siza Vieira, prémio Pritzker, com um projeto desenvolvido para a Fundação de Serralves.

O Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História recebeu o 1.º prémio Architecture MasterPrize 2025, na categoria de arquitetura cultural. O espaço museológico foi projetado pela Spaceworkers, dos arquitetos Henrique Marques e Rui Dinis, gabinete com sede em Paredes, que conceberam a renovação do devoluto edifício dos celeiros de Vila do Bispo.

No Museu de Vila do Bispo foi feita uma “intervenção que nasce da preservação da identidade do lugar, através da reinterpretação dos antigos celeiros e da adição de um novo volume que, de forma clara e silenciosa, assume a entrada principal do conjunto. O equilíbrio entre continuidade formal, abstração cromática e a presença de um elemento em betão pigmentado inscreve o museu no território com clareza e permanência”.

Para os arquitetos “este reconhecimento reforça a nossa dedicação a uma arquitetura pública atenta à memória, ao uso coletivo e à relação com a paisagem, referem numa publicação na rede social Facebook.

“O equilíbrio entre continuidade formal, abstração cromática e a presença de um elemento em betão pigmentado inscreve o museu no território com clareza e permanência. Este reconhecimento reforça a nossa dedicação a uma arquitetura pública atenta à memória, ao uso coletivo e à relação com a paisagem.  É um orgulho vermos este projeto distinguido ao lado de um conjunto notável de arquitetos, entre os quais felicitamos, de forma especial, Álvaro Siza”, referem os arquitetos da Spaceworkers.

Os Architecture MasterPrize sedeados em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos da América, celebram a arquitetura reconhecendo, anualmente, os melhores projetos arquitetónicos a nível mundial. Nesta edição dos Architecture MasterPrize, o arquiteto português Álvaro Siza Vieira foi também com um projeto para a Fundação de Serralves.

Recorde-se que o Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História foi inaugurado em janeiro de 2024, após a reabilitação dos antigos Celeiros de Vila do Bispo – EPAC. O espaço já tinha recebido uma menção honrosa nos Architizer A+Awards 2025.

Fotografias: @fernandogguerra

PREV

JOIAS TRADICIONAIS PORTUGUESAS E FILIGRANA BRILHAM EM VESTIDO IDEALIZADO PELA CANTORA BÁRBARA BANDEIRA