JOANA VASCONCELOS ESTREIA “VENUS” EM ROMA COM OBRAS ICÓNICAS EM GRANDE EXPOSIÇÃO DE ARTE
A nova exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos apresenta “VENUS” de 18 de janeiro a 31 de maio de 2026, em Roma. Esta exposição inaugura o novo espaço cultural PM23, idealizado por Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, em Roma, junto à Piazza di Spagna. No centro da exposição da artista icónica destaca-se “Valkyrie Venus”, uma obra monumental criada para o espaço através de um processo participativo que envolveu mais de 200 colaboradores em Lisboa e Roma. A exposição estende-se, ainda, pela capital italiana, com diversas instalações públicas espalhadas pela cidade.
Joana Vasconcelos apresenta em Roma, a obra monumental Valkyrie Venus concebida especificamente para a exposição. Esta criação artística integra os diversos saberes coletivos e as práticas artesanais. A exposição além da estreia do novo espaço PM23, desenhado por Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, estende-se pela cidade através de um conjunto de instalações públicas: I’ll Be Your Mirror na Piazza Mignanelli, Solitaire na Terrazza del Pincio e Drag Race no Ara Pacis.
A exposição foi pensada e concebida “como um diálogo entre arte, moda e cidade, a exposição afirma-se livre de enquadramentos museológicos rígidos e profundamente ancorada na paisagem cultural contemporânea”.
Para Joana Vasconcelos, “a exposição é um diálogo. O meu trabalho e o de Valentino Garavani falam entre si até convergirem num momento final, como que suspenso. O Senhor Valentino acredita profundamente na beleza – e eu também. Porque a beleza gera harmonia, e a harmonia encerra a promessa de paz e justiça social, uma promessa de que o mundo precisa, urgentemente”.
No centro da exposição destaca-se “Valkyrie Venus”, uma obra monumental criada para o espaço através de um processo participativo com a comunidade que envolveu mais de 200 colaboradores em Lisboa e Roma. A peça afirma-se como expressão de saber coletivo e artesanal, sublinhando a arte como uma força viva, partilhada e transformadora.
A Fondazione Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti apresenta “VENUS”, a exposição de Joana Vasconcelos, que cruza linguagens, materiais e referências históricas, criando uma narrativa visual onde o passado e o presente se interligam.




Fotografias: DR | Joana Vasconcelos / Divulgação