fbpx

NIKE APRESENTA A EXPOSIÇÃO “DESIGN EM MOVIMENTO” NO TEAMLABS/MADRID EM NOVEMBRO

NIKE APRESENTA A EXPOSIÇÃO “DESIGN EM MOVIMENTO” NO TEAMLABS/MADRID EM NOVEMBRO

A exposição sobre a história e o design da Nike será inaugurada no dia 12 de novembro, no TeamLabs/ Madrid. “Nike. Design em Movimento” é uma mostra organizada por La Fábrica, uma viagem por quase 60 anos da marca de desporto que conquistou o mundo, com curadoria de Glenn Adamson, historiador americano especializado em arte contemporânea. Depois de ter estado patente no Vitra Design Museum a exposição chega a Madrid e pode ser visitada até 25 de janeiro de 2026.

A exposição “Nike. Design em movimento”, organizada por La Fábrica, está patente no TeamLabs/ Madrid a partir de 12 de novembro. Esta mostra representa uma viagem através de quase seis décadas de história da Nike, desde o emblemático logótipo Swoosh às inovações de vanguarda como a sola Air e às diversas colaborações com atletas e designers como Michael Jordan, Serena Williams, Virgil Abloh, Comme des Garçons, entre outros nomes icónicos.

A Nike destaca-se no design com produtos concebidos a partir da sua sede de Portland, no Oregon, nos Estados Unidos da América. Atualmente, o impacto cultural da marca está em evidência, depois de ter estado patente no Vitra Design Museum, um dos principais centros de design do mundo, a exposição da Nike chega a Madrid e pode ser vista até 25 de janeiro de 2026.

Com curadoria de Glenn Adamson, historiador americano especializado em arte contemporânea, a exposição reúne diferentes objetos e peças da famosa marca de desporto que se transformou em moda, arte e design.

A exposição está organizada em quatro secções. A primeira parte, Track, conta a história do nascimento da Nike, marca fundada por Phil Knight e Bill Bowerman no início dos anos 60 como um negócio local dedicado ao desporto. Na segunda parte, Air, explora-se a marca na década de 80, altura em que a Nike entrou no mercado internacional e saiu do mundo do atletismo para alargar o círculo: skate, futebol, ténis, basquetebol… com as já icónicas colaborações com atletas como Michael Jordan ou Andre Agassi. Nesta fase, a Nike associa-se à cultura pop (e, em particular, a chegada do modelo Air Max ’87). A terceira seção da exposição, Sensation, mostra a década de 90, marcada pelo desenvolvimento tecnológico da empresa com a abertura do Nike Sport Research Lab. Um laboratório que se aprofunda na ciência do corpo e do movimento para aperfeiçoar os designs da marca, a investigação sobre a sustentabilidade e os novos materiais. Na quarta fase da exposição, Relation, a marca liga-se ao pop, à cultura de massas e a nomes do design mundial como Marc Newson, Tinker Hatfield ou Virgil Abloh. Em forma de moda, videoclips e filmes, a Nike molda a sua expressão e promove a construção de identidade a nível mundial.

Fotografias: DR

PREV

ANTARTE: QUEM VAI RESISTIR A DESCONTOS ATÉ -30% EM MÓVEIS QUE CELEBRAM O DESIGN INTEMPORAL?