fbpx

OBRAS DA PINTORA HELENA ALMEIDA COM DESTAQUE EM LONDRES NA FEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA FRIEZE

OBRAS DA PINTORA HELENA ALMEIDA COM DESTAQUE EM LONDRES NA FEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA FRIEZE

Seis galerias portuguesas destacam-se na feira de arte contemporânea Frieze, em Londres, juntamente com obras inéditas da pintora Helena Almeida criadas no pós-25 de Abril, obras que são exemplo da sua técnica mista muito típica e algumas nunca expostas ao público. As peças de arte contemporânea podem ser apreciadas até domingo, 19 de outubro, no Regent’s Park.  

A Feira de Arte Contemporânea Frieze Londres, a decorrer em Londres até domingo, conta com participação de galerias de Portugal, Brasil e Angola, e com uma nova secção dedicada a artistas de diásporas, Echoes in the Present, centrada em expressões de origem africana, incluindo representantes dos dois países de língua portuguesa.

Na Frieze Londres estão presentes as galerias portuguesas Vera Cortês, Madragoa e Pedro Cera, com sede em Lisboa, assim como a Galeria Francisco Fino, que apresentará, até domingo, a exposição dedicada a Helena Almeida, com cerca de duas dezenas de obras

Entre 160 galerias de arte contemporânea, na secção dos grandes mestres das artes plásticas tem em destaque as obras desenvolvidas por Helena Almeida no pós-25 de Abril, entre 1974 e 1980, que são exemplo da sua técnica mista muito típica, que conjuga fotografia, desenho, fio de crina e tinta, e encontravam-se, na sua maioria, no atelier da artista. Parte do trabalho da artista, segundo a investigação, nunca foram expostas em público.

As peças inéditas da artista Helena Almeida foram estudadas por uma equipa de investigadoras do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A pintora portuguesa está assim em foco na feira de arte contemporânea Frieze, em Londres.

A artista plástica portuguesa, Helena Almeida (1934-2018), iniciou a sua carreira no final da década de 1960, tornando-se uma figura incontornável no meio artístico português contemporâneo.

Em paralelo à feira, decorre a Frieze Masters, com foco em obras do século XX, mestres antigos e antiguidades. Os dois certames realizam-se em Regent’s Park e contam, em conjunto, com a participação de 280 galerias de 45 países, refere o site da organização.

Fotografias: DR

PREV

VISTA ALEGRE LANÇA PEÇA DE EDIÇÃO LIMITADA COM OBRA DO PINTOR MOITA MACEDO

NEXT

ANTARTE: QUEM VAI RESISTIR A DESCONTOS ATÉ -30% EM MÓVEIS QUE CELEBRAM O DESIGN INTEMPORAL?