
O ARQUITETO ÁLVARO SIZA VIEIRA RECEBEU O PRÉMIO CARREIRA PIRANESI PRIX DE ROMA 2025
O arquiteto Álvaro Siza Vieira recebeu o prémio de carreira Piranesi, da Academia de Roma, a cerimónia decorreu, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos. Durante a cerimónia, numa “Lectio Magistralis”, o arquiteto português revisitou três das obras mais marcantes da sua carreira. O Piranesi Prix de Rome 2025 à carreira do arquiteto Álvaro Siza foi uma distinção atribuída pelo Comité Científico do prémio, em colaboração com a Ordem dos Arquitetos de Roma e Província e o Studio Cor, do arquiteto Roberto Cremascoli, do Porto, que reconhece assim o contributo excecional de Siza para a arquitetura contemporânea e a sua influência mundial.
O arquiteto Álvaro Siza Vieira foi distinguido com o Piranesi Prix de Rome à Carreira 2025. A cerimónia de entrega do prémio teve lugar na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, no dia 13 de outubro e incluiu uma Lectio Magistralis de Álvaro Siza, onde o arquiteto revisitou os momentos mais marcantes e as obras da sua carreira.
Este momento representou a oportunidade para celebrar com a plateia completa, na Casa da Arquitectura, o percurso de um dos mais reconhecidos nomes da arquitetura portuguesa e internacional. Recorde-se que Siza Vieira foi o arquiteto primeiro Prémio Pritzker português.
A atribuição do Piranesi Prix de Rome 2025 à carreira do arquiteto Álvaro Siza é uma distinção do Comité Científico do prémio, em colaboração com a Ordem dos Arquitetos de Roma e Província e o Studio Cor, do arquiteto Roberto Cremascoli, do Porto.
O prémio reconhece o contributo excecional de Álvaro Siza para a arquitetura contemporânea e a sua influência a nível internacional.
O evento contou a presença de nomes de referência da arquitetura nacional, desde Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Byrne e João Luís Carrilho da Graça.



Fotografias: Casa da Arquitectura