
WONDERSENSE: NOVO MUSEU IMERSIVO NO PORTO QUE CONVIDA A DESPERTAR OS CINCO SENTIDOS
A cidade do Porto tem um novo museu imersivo para sonhar através de experiências sensoriais, artísticas e tecnológicas, o Wondersense convida a sentir o mundo pelos cinco sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar) de forma didática, despertando a imaginação, as emoções para toda a família.
O Wondersense surge em pleno coração da Porto, é um novo museu imersivo, a poucos metros da Torre dos Clérigos e da Livraria Lello, ocupa dois edifícios, oferecendo aos visitantes um total de mil e duzentos metros quadrados de experiências imersivas e multigeracionais, emoções, arte e muita diversão.
Através de experiências sensoriais, artísticas e tecnológicas, o novo espaço do Wondersense pretende ser um novo ponto de encontro entre arte, emoção e diversão, estimulando os cinco sentidos e assumindo igualmente uma componente didática no estímulo sensorial e emocional dos visitantes.
Durante o percurso da visita, os participantes são desafiados a explorar salas dedicadas aos sentidos, onde foram criados cinco diferentes ambientes que despertam estímulos visuais, sonoros, olfativos, táteis e gustativos.
“O tato é explorado através de superfícies inesperadas e estruturas em movimento; o olfato surge em espaços que convocam a memória através de aromas enigmáticos; o som transforma-se com vozes distorcidas por tubos interativos; a visão é desafiada por espelhos, luzes e padrões cromáticos que criam ilusões óticas. O paladar está também presente, através de pequenas provocações gustativas ao longo do caminho. Destacam-se ainda uma piscina de bolas, uma sala de balões e outras instalações lúdicas e zonas cenográficas, que foram pensadas para estimular o corpo, a curiosidade e a interação entre diferentes idades”, observa-se no site do museu.
O percurso foi pensado por inteligência artificial, ferramentas que serviram não apenas como apoio técnico, mas como processo criativo, permitindo explorar todo o potencial da experiência sensorial.
Mais informações em: https://wondersensemuseum.com/





Foografias: Wondersense