
DESIGN DE INTERIORES E GASTRONOMIA NA CASA DOS VINHOS VERDES NO PORTO
O Palacete Silva Monteiro, a Casa dos Vinhos Verdes, no Porto, acolhe até ao próximo dia 25 de maio, a 7.ª edição do “Sleep In”. O evento celebra o design de interiores, a gastronomia e os vinhos. Em 2025, apresenta-se a “Instagram Edition”, com ambientes de autor baseados em personagens reais que transformam 30 espaços diferentes ao longo de 10 dias. O evento destaca ainda o showcooking do chef Chakall.
O Palacete Silva Monteiro, na Rua da Restauração, no Porto, é também a sede da Associação dos Vinhos Verdes. Nos dias 15 a 25 de maio, entre as 15 e as 21 horas, é também uma montra de design de interiores que reúne 17 ateliers de arquitetura e design, artistas plásticos, performances ao vivo e uma programação cultural que cruza decoração, cinema, gastronomia e arte.
Este ano, com o tema “Instagram Edition” a organização convida os participantes a explorar e interagir com os ambientes de forma a gerar experiências sensoriais distribuídas pelo palacete, pelo edifício contíguo e pelas salas do jardim, que poderão ser partilhadas no universo digital.
Em 2025, “o Sleep In” apresenta os ambientes desenhados para refletir a identidade de figuras reais como o chef Vítor Matos, a “influencer” Carolina Nashtai, a atriz Marisa Berenson, o cineasta Ruben Alves, a decoradora Serena Crawford ou o bailarino Takagi Justin Jay, entre outras personalidades. Os designers e arquitetos inspirados nestes nomes criaram conceitos diversos e estilos de vida únicos.
Os destaques dos 10 dias de programa revelam showcookings de Vítor Matos e o showcooking do chef Chakall. O evento além da mostra de design de interiores proporciona provas de Vinhos Verdes, entre outras propostas.
Sobre a Casa do Vinho Verde (Palacete Silva Monteiro):
“Considerada nos finais do século XIX como “A Casa mais bonita do Porto”, beneficiando igualmente de belas panorâmicas sobre o rio Douro e de jardins privados com uma ambiência típica do romantismo do século XIX, o edifício deve muita da sua atual fisionomia ao Conde António da Silva Monteiro (1822-1885), importante “capitalista e negociante” e figura de destaque do Porto , tendo sido um dos grandes impulsionadores do vizinho Palácio de Cristal. Foi ele, com efeito, que adquiriu este imóvel e o transformou de um modo significativo na segunda metade de Oitocentos. Destacam-se, entre outros, no piso térreo o imponente Salão Nobre e a Sala Vermelha onde, outrora, terá sido o fumoir, e escadaria nobre em cantaria lavrada e ornamentada com estuque de inspiração italiana, sobre a qual desce a luz natural captada pela icónica claraboia ornamentada de frescos”.



Fotografia: DR