fbpx

ZAHA HADID ARQUITECTOS ASSINA MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SHENZHEN NA CHINA

ZAHA HADID ARQUITECTOS ASSINA MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SHENZHEN NA CHINA

O Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen, na China, já foi inaugurado. O projeto foi pensado pelo reconhecido gabinete de arquitetura Zaha Hadid Arquitectos. Esta nova instituição irá explorar “o poder da ciência e os avanços tecnológicos que definem o nosso futuro”. O Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen incorpora diversas salas e galerias de exposições permanentes e temporárias, juntamente com teatros e cinemas imersivos, além de laboratórios de investigação, instalações educativas e um centro de inovação. Os visitantes serão impactados pela fachada do museu que integra a primeira aplicação em grande escala da tecnologia INCO de duas cores na China.

O Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen, na China, projetado pelo gabinete de arquitetura Zaha Hadid Arquitectos foi edificado na maior região metropolitana do mundo, com uma população que se aproxima dos 100 milhões de habitantes. O novo museu irá “colaborar com as indústrias tecnológicas, universidades, escolas e centros de investigação de renome da região para cultivar a inovação, bem como apresentar a inventividade contínua que coloca Shenzhen como líder mundial no desenvolvimento de novas tecnologias”, refere nota de imprensa do estúdio Zaha Hadid Arquitectos.
O museu localiza-se adjacente à estação Guangming da rede de metro de Shenzhen, com um volume sólido e esférico virado para a cidade e definindo o canto sudeste do novo Parque da Ciência.
O Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen “incorpora 35 000 m2 de salas e galerias de exposições permanentes e temporárias, juntamente com 6 000 m2 de teatros e cinemas imersivos, bem como 5 400 m2 de laboratórios de investigação, instalações educativas e um centro de inovação. Além disso, 34 000 m2 de instalações para visitantes e armazenamento juntam-se a oficinas de produção e manutenção”, revela o estúdio de arquitetura.
Neste projeto de arquitetura impactante, a fachada do museu integra a primeira aplicação em grande escala da tecnologia INCO de duas cores na China.
A construção do museu incorpora materiais recicláveis e implementa um sistema de gestão e reciclagem da água.

Fotografia: © Virgile Simon Bertrand | Zaha Hadid Architects.

PREV

SERRALVES EM FESTA: PROGRAMAÇÃO GRATUITA PARA TODA A FAMÍLIA E 50 HORAS DE CULTURA

NEXT

INAUGURADO O PAVILHÃO DE PORTUGAL NA BIENAL DE VENEZA DE ARQUITETURA 2025