fbpx

ARTISTA JEFF WALL INAUGUROU A SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL EM PORTUGAL NO MAAT

ARTISTA JEFF WALL INAUGUROU A SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL EM PORTUGAL NO MAAT

Exposição do artista e fotógrafo canadiano Jeff Wall, “um dos mais influentes artistas visuais das últimas décadas”, chegou ao MAAT, em Lisboa, com 63 fotografias que foram captadas ao longo de 43 anos e mostram cenas da vida quotidiana, abordando temas como a pobreza e solidão. Jeff Wall apresenta a sua primeira exposição individual em Portugal e uma das mais vastas realizadas até hoje, com curadoria de Sérgio Mah e que estará patente até 1 de setembro de 2025.

As 63 fotografias da exposição foram captadas por Jeff Wall ao longo de 43 anos e reproduzem o quotidiano, abordando temas como a pobreza e solidão. O artista e fotógrafo Jeff Wall apresentou os seus trabalhos em cidades como Londres, Nova Iorque, San Francisco, Basileia e São Paulo.
A exposição Jeff Wall – Time Stands Still. Fotografias, 1980–2023 está patente no MAAT Gallery de 23 de abril a 1 de setembro.
Esta é a primeira vez que Jeff Wall expõe um projeto a solo em Portugal. As obras em exposição no MAAT mostram cenas da vida quotidiana, tensões e dramas que atravessam as sociedades modernas e contemporâneas. As fotografias de grande dimensão revelam a solidão, a pobreza, a alienação, a violência urbana, o abandono e a exclusão social.
“As obras retratam situações e cenários testemunhados, imaginados e/ou inspirados pelo imaginário e pelas referências do artista em disciplinas como a pintura, a literatura, o teatro, a performance e o cinema, enquanto formas de representação e de encenação da realidade”, lê-se no catálogo da exposição.
As imagens de Jeff Wall são previamente pensadas, planeadas e posteriormente executadas, tal como o faz um pintor ou um realizador de cinema. Como refere o artista, “A poética ou a ‘produtividade’ do meu trabalho tem-se centrado na encenação e na composição pictórica – aquilo a que chamo ‘cinematografia’. É isso, espero eu, que torna evidente que o tema foi subjetivizado, que foi retratado, reconfigurado de acordo com os meus sentimentos e literacia”.


Biografia de Jeff Wall
Jeff Wall nasceu em 1946 em Vancouver, onde vive e trabalha. Envolveu-se com a fotografia na década de 1960 e, em meados da década de 1970, começou a experimentar a sua nova versão de fotografia pictórica. A partir do outono de 1977, as suas fotografias foram feitas como transparências coloridas retroiluminadas, apresentadas em caixas de luz, muitas delas de grande dimensão, um meio identificado na altura mais com publicidade do que com arte fotográfica. Desde meados da década de 1990, Wall expandiu o seu repertório, trabalhando com impressões tradicionais a preto e branco e, mais recentemente, impressões coloridas a jato de tinta.
As fotografias de Jeff Wall retratam frequentemente acontecimentos que o artista testemunhou e reconstruiu num processo a que chama “cinematografia”. Os seus temas vão desde ocorrências quotidianas fotografadas em locais reais a situações imaginárias construídas em estúdio. É considerado um dos artistas que, desde a década de 1970, tem vindo a dar ênfase às afinidades entre fotografia, pintura e cinema. Ensinou arte em universidades do Canadá durante vinte e cinco anos e a sua escrita crítica foi reunida e publicada em várias línguas.
As fotografias de Jeff Wall foram exibidas mundialmente ao longo dos últimos quarenta anos. O seu trabalho foi tema de inúmeras exposições retrospetivas em várias instituições. Estas incluem a Tate Modern, Londres, o Schaulager, Basileia, 2005; o Museum of Modern Art, Nova Iorque (em digressão para o The Art Institute of Chicago e o San Francisco Museum of Modern Art, 2007); e mais recentemente, o Glenstone Museum, Potomac (2021) e a Beyeler Foundation, Basileia (2024). Exposições coletivas incluem a documenta X, Kassel (1997); 24.ª Bienal de São Paulo (1998); 12.ª Bienal de Sydney (2000); Documenta11, Kassel (2002) e a 5.ª Bienal de Xangai (2004).

Fotografias: MAAT

PREV

CARTIER: JOIAS HISTÓRICAS BRILHAM EM EXPOSIÇÃO NO V&A MUSEUM EM LONDRES