
O PAVILHÃO DE PORTUGAL DEDICADO AOS OCEANOS JÁ RECEBEU VISITANTES NA EXPO OSAKA
Portugal está apostado em divulgar a economia azul ao mundo. De 13 de abril a 13 de outubro realiza-se a Expo 2025 Osaka, no Japão. O Pavilhão de Portugal dedicado aos oceanos, já recebeu as primeiras visitas, no período experimental, aproveitando o evento para afirmar a sua liderança na investigação científica e económica do mar. A identidade portuguesa está bem presente no evento com a presença de empresas como a Adico, Antarte, Revigrés e Cork Ribas, que forneceram o mobiliário e os materiais do Pavilhão projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma. O espaço nacional irá promover a cultura, o turismo e produtos de design ecológico, feitos a partir de materiais naturais de origem portuguesa, como a cortiça, o burel e o vime.
O Pavilhão de Portugal localiza-se na zona ‘Empowering Lives’ do recinto da Expo 2025 Osaka, próximo o pavilhão do Japão, país anfitrião do evento. Para a construção do pavilhão português projetado pelo gabinete de arquitetura Kengo Kuma & Associates (KKAA) e a empresa de construção RIMOND foram usadas 9.972 cordas suspensas, que pesam mais de 60 toneladas, e redes recicladas, elementos que ajudam a criar o efeito do sol e do vento na dinâmica oceânica. No interior do pavilhão existe ainda uma estrutura suspensa que remete para uma onda do mar.
O Pavilhão de Portugal já recebeu as primeiras visitas no período experimental. O pavilhão de Portugal assinala a ligação ao oceano, à cultura, à arte e também à economia.
A ligação de Portugal ao oceano é o tema central do Pavilhão que conta também com uma instalação de boas-vindas concebida pela empresa portuguesa MUSE, que projetou uma experiência imersiva “sonora e visual” com a duração de cinco minutos criada especialmente para o espaço de 200 m2 capturando “uma visão onde a humanidade e o oceano coexistem de forma sustentável”.
O Pavilhão de Portugal tem por base na sua construção elementos como redes e cabos marítimos reciclados. O azulejo e a cortiça portugueses são outros dos materiais utilizados. As empresas portuguesas Adico, Antarte, Revigrés e Cork Ribas são alguns dos fornecedores de mobiliário e materiais do Pavilhão.
No dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, haverá uma programação especial que marca o dia oficial de Portugal na Expo 2025, com destaque para uma exposição dedicada à obra do arquiteto Siza Vieira.
A organização aponta mais de 160 países e 28 milhões de visitantes na exposição mundial de Osaka, no Japão, entre 13 de abril a 13 de outubro, sob o tema “Desenhar as sociedades do futuro para as nossas vidas”.




Fotografias: DR | Portugal Expo 2025