fbpx

90 FOTOGRAFIAS EM EXPOSIÇÃO SOBRE OS ARQUITETOS PRITZKER SIZA VIEIRA E SOUTO DE MOURA

90 FOTOGRAFIAS EM EXPOSIÇÃO SOBRE OS ARQUITETOS PRITZKER SIZA VIEIRA E SOUTO DE MOURA

A exposição de fotografia “Siza + Souto de Moura” apresenta 90 fotografias que documentam projetos dos dois arquitetos portugueses distinguidos com o Prémio Pritzker. As fotografias foram selecionadas pelos fotógrafos André Príncipe e António Júlio Duarte, que documentam o desenvolvimento de dois grandes projetos arquitetónicos: o Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, reabilitado por Souto de Moura, e a Fundação Gramaxo, projetada por Siza Vieira. A mostra fotográfica está patente no Fórum da Maia até 4 de maio, com entrada gratuita.

O Fórum da Maia acolhe, até 4 de maio, a exposição de fotografia “Siza + Souto de Moura”, que destaca a obra de dois dos mais reconhecidos arquitetos portugueses, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.
A mostra fotográfica apresenta 90 fotografias selecionadas pelos fotógrafos André Príncipe e António Júlio Duarte, documentando uma perspetiva única sobre o trabalho dos dois arquitetos portugueses laureados com o Prémio Pritzker.
Com entrada gratuita, a mostra documenta o processo criativo e construtivo de dois projetos arquitetónicos emblemáticos: o Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, reabilitado por Souto de Moura, e a Fundação Gramaxo, desenhada por Siza Vieira.
A exposição reúne 45 imagens da autoria de André Príncipe que mostram a transformação do Claustro do Rachadouro, que após a sua renovação acolhe um hotel de cinco estrelas, processo que respeitou a identidade histórica do Mosteiro de Alcobaça, classificado como Património Mundial da UNESCO. As 45 fotografias captadas de António Júlio Duarte mostram a evolução da Fundação Gramaxo ao longo de quatro anos. Este edifício emblemático do universo das obras de Siza Vieira conta a ainda com as suas esculturas e desenhos.
A exposição foi idealizada por Nuno Miguel Borges, onde o visitante percorre através da fotografia um “olhar sobre a importância da imagem na interpretação e preservação da memória arquitetónica”.

Fotografias: DR | Design For Life

PREV

ANTARTE INAUGURA MURAL DE ARTE URBANA EM HOMENAGEM AO MARCENEIRO

NEXT

IGREJA DOS CLÉRIGOS COM OITO CONCERTOS IMERSIVOS PARA CELEBRAR OS “SONS DE PRIMAVERA”