TOPÁZIO CELEBRA 150 ANOS E CONVIDOU 15 ARTISTAS PARA UMA EXPOSIÇÃO DE JARRAS EM PRATA NO MUDE
Joana Vasconcelos entre outros artistas e criadores brilham na exposição que celebra os 150 anos da marca Topázio, no Mude – Museu do Design. A mostra, com curadoria do designer Toni Grilo, reúne 15 jarras em prata assinadas por artistas prestigiados e pode ser visitada até 5 de janeiro de 2025.
A coleção de peças de arte de edição limitada que assinalam os 150 anos da empresa joalheira Topázio, com sede em Gondomar, apresenta criadores como Joana Vasconcelos, Toni Grilo, Sam Baron, Manuel Aires Mateus, Ivana Viana, entre outros, que trabalharam a prata para projetar o futuro nos 150 anos da marca.
A exposição, com curadoria de Toni Grilo, conta com 15 jarras assinadas por artistas e criadores e pode ser vista até 5 de janeiro de 2025, no Mude.
A artista plástica Joana Vasconcelos faz parte do conjunto de artistas que desenhou uma coleção de jarras de luxo, para assinalar os 150 anos da marca Topázio. Para Joana Vasconcelos, a peça que desenvolveu “é uma provocação que nos convida a repensar a beleza e a tradição na ourivesaria contemporânea”.
A coleção de peças de arte, de edição limitada, inspirada na visão dos criativos, de forma independente, é baseada numa jarra icónica em banho de prata. Toni Grilo selecionou 15 criativos conceituados, de âmbito nacional e internacional, nas áreas do design, arquitetura ou arte contemporânea para colaborarem na criação da coleção de luxo. “A curadoria desta coleção foi pensada com o intuito de comemorar o passado e as técnicas tradicionais da Topázio, mas foi pensada sobretudo para assumir uma perspetiva de futuro, modernidade e criatividade. Convidámos um conjunto de criativos com abordagens e visões diferentes para que a coleção seja representativa das várias vozes criativas que colaboram neste projeto e que possam traduzir a riqueza da prata em diversas peças”, sublinha Toni Grilo em nota de imprensa.
Licenciado pela École Boulle em Paris, Toni Grilo é designer e diretor criativo, e conta com uma vasta experiência com marcas de prestígio no mobiliário, design contemporâneo e cortiça preta, como a Riluc, Haymann e Blackcork. Em 2008, abriu o seu estúdio em Lisboa no qual se dedica à criação de produtos, mobiliário e cenografia.
As 15 peças decorativas estarão à venda, numa edição limitada. Os valores das jarras banhadas as pratas oscilam entre os 20 e 30 mil euros cada peça.
Fotografias | DR