fbpx

SERRALVES RECEBE EXPOSIÇÃO DO GABINETE DE ARQUITETURA JAPONÊS SANAA: SEJIMA+NISHIZAWA

SERRALVES RECEBE EXPOSIÇÃO DO GABINETE DE ARQUITETURA JAPONÊS SANAA: SEJIMA+NISHIZAWA

O gabinete de arquitetura japonês SANAA de Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, apresenta-se em Serralves com uma exposição de 15 de novembro de 2024 a 27 de abril de 2025. Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa são conhecidos pela sua colaboração sob o nome de SANAA. Juntos, ganharam o Prémio Pritzker em 2010 pelo seu trabalho inovador e minimalista. A dupla japonesa transforma o minimalismo em arte global, ganhando também o reconhecimento na arquitetura contemporânea com a atribuição do Prémio Charlotte Perriand 2025.

Com sede em Tóquio, no Japão, o escritório de arquitetura SANNA já foi premiada por inúmeras obras realizadas, desde o Japão, à Europa, passando pelos Estados Unidos. Este processo colaborativo é único e inspirador.

Os projetos de Inujima e Imabari representam faces distintas do atelier de arquitetura japonês SANAA e das práticas independentes dos seus fundadores, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, cuja parceria nos últimos 30 anos se celebra através desta exposição, em Serralves.

Sejima nasceu em 1956 em Ibaraki, e Nishizawa nasceu em 1966 em Kanagawa. Esta dupla de arquitetos foi pensando a arquitetura sempre a partir do contexto, os estudos tipológicos de SANAA “tornam-se formas de aprendizagem, num processo lento através do qual o seu trabalho se relaciona incrementalmente com aqueles que habitarão os projetos. A pesquisa subjacente é a estrutura unificante destes dois casos que, embora fisicamente próximos, denotam contextos políticos e culturais muito diversos”, refere nota de Serralves.

“O projeto de Inujima constitui um compromisso a longo prazo com uma paisagem típica do Japão pós-industrial. No início do século XX, a ilha albergava mais de 4000 pessoas, tendo o encerramento das pedreiras locais conduzido a um despovoamento dramático, do qual restam apenas cerca de 30 famílias na atualidade. Desde a sua génese em 2008, o projeto de Inujima tem sido uma colaboração contínua entre Kazuyo Sejima, o curador Yuko Hasegawa e a Fundação Fukutake – que, vendo a ilha como um local de acolhimento, pretende que esta permaneça uma entidade viva, aliando atividades artísticas e culturais à sua vida quotidiana, bem como promovendo um ecossistema comunitário, convivial e sustentável. Esta exposição reúne os contributos de Kazuyo Sejima, Ryue Nishizawa e outros que, em conjunto, se dedicam ao estímulo e sustento da paisagem viva e hospitaleira de Inujima”, lê-se na nota.

Os arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, fundadores do SANAA, foram recentemente anunciados como os vencedores do Prémio Charlotte Perriand 2025. Este reconhecimento, atribuído pelos Créateurs Design Awards, destaca a contribuição da dupla para a arquitetura e o design contemporâneos, celebrando as suas criações inspiradas no minimalismo, a que juntam a funcionalidade e a integração harmoniosa com o ambiente.

Dos seus projetos mais emblemáticos destaca-se o New Museum (Nova Iorque), concluído em 2007. O New Museum com o seu design contemporâneo, com caixas empilhadas de diferentes tamanhos e ângulos, desafia as convenções arquitetónicas e cria um espaço único para a arte contemporânea, em Manhattan. O Centro de Aprendizagem Rolex (Lausana, Suíça, terminado em 2020) é também uma obra de referência.

Fotografias: DR | Divulgação

PREV

UNIVERSIDADE DE LISBOA ACOLHE EXPOSIÇÃO “BAUHAUS + ULM – DESIGN E ENSINO”