FESTA DO OUTONO EM SERRALVES ELEGE O TEMA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUSTENTABILIDADE
A Festa do Outono de Serralves, no Porto, pretende chamar a atenção para a crise climática. Tendo como tema a sustentabilidade, a Festa de Outono junta-se em parceria ao Boil Climate Festival e conta com centenas de atividades gratuitas para todos os públicos até domingo, 29 de setembro.
Serralves recebe a Festa do Outono dedicada ao tema da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, com centenas de atividades gratuitas destinadas a todos os públicos. O evento realiza-se em parceria com o Boil Climate Festival, em Serralves, até 29 de setembro, e pretende chamar a atenção do público que se deslocar a Serralves para a urgência de lutar contra as alterações climáticas.
O festival climático combina arte, ciência e humor. Entre os convidados estão os humoristas João Manzarra, Joana Barrios e Hugo van der Ding, e os cientistas Carlos Fiolhais, Helena Freitas e David Marçal. Além das conversas com convidados nacionais e internacionais, o evento inclui um “percurso imersivo” dedicado à temática ambiental, através de instalações artísticas, exposições, filmes e ainda uma silent disco, onde os participantes podem “explorar um itinerário que ajuda a entender o desafio que o nosso planeta enfrenta – e como cada pessoa pode contribuir de forma positiva para o que está em causa”.
“O BOIL é um festival de motivação para a ação climática que, de uma forma positiva, participativa e experiencial, quer encorajar a mudança. Cuidar do planeta exige a consciência de todos. Através da sua ação, o BOIL contribui para o aprofundar dessa consciência”.
Na música, o programa da Festa do Outono destaca as atuações de dois “talentos emergentes da cena musical em Portugal que são Luca Argel e os Samba Sem Fronteiras”. Também na música, o destaque vai também para Ana Lua Caiano e para Samuel Martins Coelho.
O festival Boil Climate traz ao evento a exibição do documentário OceanXplorers, do realizador James Cameron, uma colaboração com a National Geographic, para ver na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
Também na área do cinema, “a ficção científica poética de Werner Herzog, que registou em Lektionen in Finsternis, pouco depois da primeira Guerra do Golfo, os vastos incêndios petrolíferos que consumiram o Kuwait, revelando o impacto da devastação ambiental”, lê-se no dossiê de imprensa.
O programa da Festa de Outono, que é totalmente gratuita, inicia às 10h de sábado, 28 de setembro, com as oficinas do Serviço Educativo. À mesma hora abre também o Mercado Bio, no Pátio da Nogueira, e o Mercado de Outono.
Os dois dias da Festa de Outono (28 e 29 de setembro) incluem saídas de campo para todas as idades para observar a biodiversidade do Parque de Serralves, visitas guiadas, a exposição “Corpo — uma topografia sonora”, de Fernando Mota, teatro de marionetas, visitas interpretativas, dança e animação cultural.
No ano passado a Festa de Outono de Serralves recebeu 95 mil visitantes.
Fotografias: DR | Serralves