START-UP “SEENERGY” PREMIADA CRIA TECNOLOGIA PARA MOBILIÁRIO ECOLÓGICO
Fundada há cerca de um ano a start-up “Seenergy”, assumiu o desafio de desenvolver em parceria uma gama de mobiliário, económico e ecológico, com capacidade para fazer o aproveitamento e o armazenamento da energia solar. A tecnologia utiliza células solares sensibilizadas por corantes que imitam o processo de fotossíntese nas planas, convertendo a luz em eletricidade. A arquiteta Rita Gomes, uma das mentoras da “Seenergy”, venceu o Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024, na categoria de “Mulher na Energia”.
A “Seenergy” fundada há cerca de um ano, no Porto, desenvolve, em conjunto com outros parceiros, entre eles a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, (FEUP) uma gama de mobiliário, económico e ecológico. Pioneira na utilização de soluções de energias renováveis integradas em objetos domésticos, a start-up “Seenergy” aplica a tecnologia e design em mobiliário com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade.
O trabalho de investigação da “Seenergy” tem por base a aplicação de células solares sensibilizadas por corantes que imitam o processo de fotossíntese nas plantas, tornando a luz em eletricidade. “À exceção dos painéis solares comuns, as células solares podem ser utilizadas em ambientes fechados, sendo que não precisam de luz solar direta. Assim que as células forem recolhidas, a energia é armazenada numa bateria que, posteriormente, é incluída nas peças de mobiliário, podendo também, ser utilizada para carregar dispositivos ou acender luzes através de uma entrada USB. com capacidade para fazer o aproveitamento e o armazenamento da energia solar”.
A arquiteta portuguesa Rita Gomes, cofundadora e CEO da start-up “Seenergy”, foi distinguida recentemente com o Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024, na categoria de “Mulher na Energia” com o trabalho desenvolvido pela sua empresa.
Fotografias: DR