MUDE – MUSEU DO DESIGN E DA MODA REABRE COM EXPOSIÇÃO DA ARQUITETURA DO EDIFÍCIO
O MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, vai reabrir no próximo dia 25 de julho, após oito anos de encerramento e obras de remodelação. Na reabertura será inaugurada a exposição “Building on Display” que permitirá a quem visitar o museu percorrer praticamente todo o edifício e conhecer a sua arquitetura, evolução e intervenções realizadas, numa perspetiva de design, ao longo de várias épocas. O museu foi sempre um “testemunho vivo do design, da arquitetura e da engenharia”.
A reabertura do MUDE será assinalada com a inauguração de uma exposição sobre a evolução do edifício do museu e que proporcionará aos visitantes a oportunidade única de conhecer a sua arquitetura, a evolução e intervenções realizadas ao longo de várias épocas, tendo o design como fio condutor.
Recorde-se que o projeto de requalificação do MUDE foi desenvolvido em conjunto com os projetos de design, museologia e arquitetura para ligar toda a sua funcionalidade. As galerias para as exposições vão ocupar quatro pisos, em espaços abertos, cumprindo o conceito da exposição como “obra aberta”, defendido pelo MUDE desde a inauguração em 2009.
A autarquia, na Agenda Cultural, refere que “o edifício do MUDE volta a ser o pólo cultural dedicado a todas as expressões do design, no centro histórico de Lisboa, com espaços de exposição, criação, educação, estudo, debate e lazer, encontro, conversa e partilha”.
A biblioteca especializada em design é um dos novos espaços a abrir ao público e faz parte do Centro de Documentação e Informação do MUDE.
No espaço dedicado ao mobiliário, privilegiaram-se as matérias-primas naturais locais e a produção nacional, reinterpretando modelos que refletem o saber-fazer e a cultura material portuguesa.
Com as portas do MUDE encerradas para obras desde maio de 2016, no edifício da antiga sede do Banco Nacional Ultramarino, a programação foi mantida com exposições itinerantes num roteiro intitulado “MUDE Fora de Portas”.
O MUDE conta atualmente com 11 coleções e mais de 1.000 peças individuais nas áreas de produto, moda, grafismo, interiores, cenários de teatro e joalharia contemporânea.