PRÉMIO MIES VAN DER ROHE ARQUITETURA EMERGENTE 2024 PARA A BIBLIOTECA GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
A Biblioteca Gabriel García Márquez, em Barcelona, venceu na categoria Arquitetura Emergente o Prémio Mies van der Rohe Arquitetura 2024. A biblioteca inaugurada em 2022 tem assinatura do atelier SUMA, fundado por Elena Orte e Guillermo Sevillano. É considerada a melhor nova biblioteca pública do mundo, onde o leitor sente-se em casa e pode deitar-se a ler numa rede. O edifício de estilo nórdico foi feito com materiais sustentáveis.
O Prémio Mies van der Rohe Arquitetura 2024, na categoria emergente, foi anunciado esta quinta-feira, 25 de abril, em Bruxelas, pelo O diretor de Cultura, Criatividade e Desporto da Comissão Europeia, Georg Häusler, juntamente com Fréderic Druot, presidente do júri desta edição de 2024.
Em comunicado referem que “depois de selecionar os cinco finalistas do Prémio de Arquitetura, o júri procedeu a uma longa deliberação para escolher a obra vencedora”.
O júri destacou que a Biblioteca contribuiu “para a transformação do bairro [Sant Martí de Provençals], abrindo-se como um novo espaço público exterior e interior”. De estilo nórdico e com a sua estrutura de madeira, “desdobra-se numa rica sequência de espaços monumentais, mas também domésticos e que acolhem vizinhos e cidadãos, proporcionando-lhes ambientes de conforto para aprendizagem, trabalho em equipa e envolvimento comunitário.”
A Biblioteca Gabriel García Márquez foi inaugurada em 2022, em Barcelona, e é considerada um caso de sucesso entre os habitantes dos bairros de San Martí, La Verneda e La Pau.
A biblioteca catalã já tinha recebido o prémio de melhor Biblioteca Pública 2023 atribuído pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias. O projeto da biblioteca tem assinatura dos arquitetos Elena Orte e Guillermo Sevillano que fundaram o atelier SUMA Arquitectura em 2005.
A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para o dia 14 de maio, no Pavilhão Mies van der Rohe, em Barcelona.
Recorde-se que na categoria Arquitetura Emergente, concorria também a recuperação integrada da praça e do posto do turismo do Piódão, aldeia do concelho de Arganil, um projeto da dupla de arquitetos João Branco e Paula del Rio do atelier Branco Del Rio.
Fotografias: Créditos: Jesús Granada