fbpx

ARTE DE VHILS TRANFORMA MINI CLÁSSICO EM OBRA ICÓNICA CONTEMPORÂNEA

ARTE DE VHILS TRANFORMA MINI CLÁSSICO EM OBRA ICÓNICA CONTEMPORÂNEA

A nova obra de arte de Vhils é um Mini clássico que vai estar em exibição em alguns concessionários oficiais da marca e integrar a coleção internacional da Mini. A instalação chama-se “Tracery” e resulta de um desafio lançado pela marca ao artista português Alexandre Farto conhecido por Vhils.

“Tracery” é o novo projeto de Vhils. O artista português foi desafiado pela Mini a transformar um modelo clássico numa obra de arte. Vhils e a Mini iniciaram a parceria em 2021, envolvendo também o Festival Iminente e a galeria Underdogs.

Apresentada oficialmente no Vhils Studio, no dia 20 de março, esta obra surge como resultado de uma colaboração artística de estilo inimitável de Vhils, o artista que deixa uma arte esculpida em fachadas de edifícios urbanos, e que passou agora para a tela da carroçaria de um Mini clássico.

Em setembro, Vhils deslocou-se à fábrica da marca, em Oxford, selecionando um Mini MkI de 1965 para fazer a instalação. “O convite para intervir num dos primeiros modelos deste carro icónico permitiu-me expandir a minha criatividade para uma nova dimensão”, refere Vhils.

A Mini explica em comunicado que “o projeto, feito em colaboração com a Rusty Soul Garage, oficina de arte automóvel, especializada no restauro de veículos, demorou seis meses a ser concluído, tendo sido necessário fazer cerca de 30.000 furos nos diversos painéis do veículo”.

Este Mini vai estar em exibição em alguns concessionários oficiais da marca e vai integrar a coleção internacional da Mini e poderá ainda fazer parte de futuros eventos e exposições que envolvam a marca a nível mundial.

Recorde-se que a nível internacional, a ligação da Mini à arte é já antiga, estando patente em diversos projetos, como a criação de edições únicas a cargo de figuras carismáticas desde Paul Smith, Kate Moss ou David Bowie.

Fotografias: DR | Mini

PREV

HOTEL DE CINCO ESTRELAS ABRE NO MOSTEIRO DE SANTA CLARA EM VILA DO CONDE

NEXT

VITRA APRESENTA NOVA VERSÃO EM PLÁSTICO RECICLADO DE CADEIRA ICÓNICA DE 1950