ARQUITETURA E DESIGN DO “MIRADOURO FUTURISTA” HALO É A NOVA ATRAÇÃO DE VIGO
Inaugurado em fevereiro, o “elevador e miradouro futurista” Halo é a mais recente atração turística de Vigo, na Galiza (Espanha). O projeto com assinatura do arquiteto português José Carlos Nunes de Oliveira, do atelier NOARQ, e do espanhol Alexandre Mouriño Fernández, é uma mistura entre um miradouro e um passadiço circular erguido a 50 metros de altura com vista sobre a cidade.
O Halo é uma espécie de elevador-miradouro que conta com dois elevadores panorâmicos que permitem a viagem de apenas alguns segundos, a 50 metros de altura, de acesso ao miradouro e passadiço circular com vista sobre Vigo e a ria.
A nova atração turística da capital da Galiza, na cidade de Vigo, tem assinatura do arquiteto português José Carlos Nunes de Oliveira, do atelier NOARQ, com sede na Trofa, em parceria com o espanhol Alexandre Mouriño Fernández. O projeto remete para o traço da arquitetura futurista e sustentável. O elevador é ecológico e funciona com recurso a aerogeradores.
Recorde-se que o elevador-miradouro Halo venceu um prémio de sustentabilidade em Espanha. A Câmara Municipal de Vigo conquistou os prémios da Semana Espanhola da Mobilidade Sustentável (Prémios SEMS), na categoria de municípios com mais de cem mil habitantes, pela ligação pedonal entre as ruas Serafín Avendaño e Vía Norte, através do projeto “Halo”.
O Halo, com entrada gratuita, pode transportar até 17 pessoas, funciona todos os dias, em vários horários disponíveis. Segundo o site, pode ser usado de domingo a quinta-feira das 6h às 23h e às sextas-feiras e sábados das 6h às 1h.
Fotografias: NOARQ /João Morgado