fbpx

ESPETÁCULO “SPIRITUS” VOLTA A ENCHER DE SOM, LUZ E COR A TORRE DOS CLÉRIGOS

ESPETÁCULO “SPIRITUS” VOLTA A ENCHER DE SOM, LUZ E COR A TORRE DOS CLÉRIGOS

A Torre dos Clérigos, no Porto, vai encher-se novamente de música, luz e cor num espetáculo “Spiritus” que regressa à cidade para a terceira edição do evento cultural multimédia que terá dança aérea vertical, vídeo mapping e música ao vivo. O evento gratuito ao ar livre, no dia 15 de março, às 21h00, marca o início do espetáculo imersivo que distinguiu a Igreja dos Clérigos como “Local Mais Notável do Mundo” em 2023.

A Torre dos Clérigos será palco no dia 15 de março, às 21h00, do espetáculo gratuito único que assinala o regresso da iniciativa multimédia “Spiritus” e do ciclo “Clérigos Immersive Concerts: Spiritus of Classical Music”.

Assim sendo, a arquitetura da Torre dos Clérigos irá ganhar vida durante o espetáculo de video mapping, acompanhado por uma exibição de dança aérea vertical de Chloé Apfel ao longo dos mais de 75 metros de altura do monumento. Junto à Torre, a soprano Fabiana Pereira Magalhães e o violinista Rogério Monteiro, juntamente com as interpretações dos organistas Rui Soares e Fernando Cruz, conduzirão toda a experiência com melodias como Vocalise (Wojciech Kilar), Chevaliers De Sangreal (Hans Zimmer) ou Beethoven’s 5 Secrets (OneRepublic – The Piano Guys).

O evento foi desenvolvido em conjunto pela Irmandade dos Clérigos e pelo ateliê OCUBO, e promovido pela plataforma online de espetáculos multimédia Portugal Agenda. “No espetáculo ao ar livre pretende-se proporcionar à cidade um momento de contemplação e deslumbramento num dos maiores símbolos da cidade do Porto, a partir do imaginário de “Spiritus”, o primeiro espetáculo multimédia da Igreja dos Clérigos, concebido com o objetivo de criar uma vivência inédita do monumento”, refere a organização.

Inspirado no poema “Afinal, a Melhor Maneira de Viajar é Sentir” de Álvaro de Campos, o “Spiritus” é um espetáculo totalmente imersivo que combina luz, som, arquitetura e poesia para dar vida à arquitetura barroca da Igreja dos Clérigos, transportando o espectador numa viagem abstrata, emotiva e multissensorial ao centro de si mesmo. Recorde-se que em 2023, a Igreja dos Clérigos foi eleita como “Local Mais Notável” do mundo pelos Remarkable Venue Awards e deu origem a um ciclo de concertos imersivos, onde à projeção multimédia se soma a tocante interpretação ao vivo de melodias clássicas.

O regresso de Spiritus para uma terceira edição está marcado para dia 16 de março, às 18h00, sendo o primeiro concerto de “Clérigos Immersive Concert – Spiritus of Classical Music” em 2024 agendado para o dia 25 de abril, às 21h00.

A animação do dia 15 de março é gratuita, mas os bilhetes para os restantes dias podem-se adquirir online por 10€. O vídeo mapping acontece todos os domingos, de março a maio, às 18 horas, 18h45 ou 19h30.

Os bilhetes e a programação completa de ambas as iniciativas estão disponíveis em www.portugalagenda.com e www.spiritusporto.com.

Fotografias: DR

PREV

ARQUITETO RIKEN YAMAMOTO DO JAPÃO VENCE PRÉMIO PRITZKER 2024

NEXT

OSCARS 2024: “OPPENHEIMER” É O FILME DO ANO E CILLIAN MURPHY O MELHOR ATOR